VW speed up! anda muito e bebe pouco, mas tem preço de carro maior

 Por Guilherme Silva
Em 2000, a Volkswagen inovava ao lançar nas linhas Gol e Parati o primeiro motor 1.0 turbo do Brasil. A novidade, entretanto, não caiu no gosto do grande público e a marca logo decidiu encerrar a oferta da motorização, que tinha como foco entregar desempenho semelhante ao dos propulsores 1.6 da época. Quinze anos depois, a fabricante alemã volta a produzir no país um compacto com motor sobrealimentado, porém com um enfoque voltado à eficiência. O pequenino up! estreia um bloco de três cilindros com turbocompressor, mas incrementado com injeção direta de combustível e capaz de rodar com gasolina e etanol.
Para ver do que esse motor é capaz, o Carsale escolheu a inédita série limitada speed up! R$ 49.990 para teste. O modelo diferencia-se apenas pelo visual de apelo esportivo – que incorpora faixas laterais exclusivas, rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores na cor azul, teto pintado de preto, faróis com máscara negra e um pequeno emblema no painel -, mas o desempenho e a dirigibilidade são idênticos aos das demais versões.
A motorização TSI está disponível a partir da versão move up!, que parte de R$ 43.490. Confira os preços das demais configurações na tabela abaixo:

MPI
TSI

take up!
R$ 30.660
inexistente

move up!
R$ 40.390
R$ 43.490

high up!
R$ 44.940
R$ 48.040

cross up!
R$ 43.930
R$ 47.030

black/red/white up!
inexistente
R$ 48.690

speed up!
inexistente
R$ 49.990
O motor que o up! TSI leva sob o capô não é uma versão aprimorada do propulsor aspirado das versões convencionais. Essa unidade é composta por 90% de peças novas e é repleta de modificações, como duplo comando variável de válvulas na admissão e no escape, bielas mais curtas, radiador de óleo e intercooler resfriador do ar comprimido pelo turbo. Por utilizar a injeção direta que aplica o combustível sob alta pressão na câmara de combustâo, o novo motor dispensa o sistema de partida a frio

 
Fonte: Carsale