VW Taubaté investe R$ 360 milhões em pintura

                                             Fábrica completou 35 anos com festa nesta sexta-feira, 18.

Paulo Ricardo Braga, AB, de Taubaté, SP

A fábrica da Volkswagen em Taubaté completou 35 anos e ganhou uma festa nesta sexta-feira, 18, com a presença do presidente Thomas Schmall e diversos diretores da empresa. Entre os convidados estavam Guilherme Afif Domingos, vice-governadore de São Paulo, e autoridades municipais. Além de cortar um enorme bolo com os convidados, Schmall confirmou investimento de R$ 360 milhões em novas instalações de pintura.

A pintura tem sido um dos gargalos para o diretor geral da fábrica elevar a produção em Taubaté. Frank Sowade comanda a montagem de 1.050 carros por dia atualmente, mas quer chegar a 1.300 quando a nova pintura, em área de 65.000 m2, estiver funcionando em 2012, substituindo as instalações atuais.

A planta do Vale do Paraíba produziu 280 mil carros em 2010, dos quais 60% eram da família Gol e 40% Voyage. Apesar de algumas áreas serem antigas, a gestão tem sido exemplar, especialmente no que diz respeito à relação com o meio ambiente. A nova pintura, que vai aposentar a velha, representará um passo adiante em tecnologia e emissões, utilizando tintas à base de água.

Sowade garante que o processo a ser adotado é o mais moderno dentro do grupo Volkswagen, comparável ao utilizado em Chatanooga, no Tennessee, Estados Unidos, tido como referência global. Haverá ganhos no consumo de energia, redução de emissões e melhores resultados na aplicação.

À base de água e fornecida pela Eisemann, a nova tecnologia representará uma evolução expressiva em relação aos métodos atuais, que compreendem a imersão do veículo para limpeza das chapas, aplicação de primer na parte externa com pistola, manualmente, e eletrodeposição de tinta anticorrosiva (KTL). Depois da aplicação de massa e uma etapa para lixamento de excessos os veículos passam por uma cabina para esmaltação e ganham cor.

Fonte: Automotive Business