VW terá 16 lançamentos em 2009

Carsale – 2009 será um ano mais difícil para a indústria, mas nem por isso as montadoras deixam o otimismo de lado. É o caso da Volkswagen, que confirmou hoje (16), durante confraternização de final de ano com a imprensa, que terá 16 lançamentos em 2009. “Preparem-se, pois o próximo ano também será movimentado”, recomendou o presidente Thomas Schmall aos jornalistas. Os investimentos da marca no mercado brasileiro estão mantidos. “Estamos preparados para a crise e queremos que os consumidores estejam certos que o nosso crescimento continuará no Brasil”, declarou.

Uma das novidades mais esperadas é a nova picape Saveiro, confirmada para o ano que vem. “Vamos fortalecer nossa participação no segmento de comerciais leves”, disse Schmall, ainda fazendo suspense sobre a chegada da terceira variante da plataforma do Novo Gol. No primeiro trimestre do ano, chegam os importados Passat CC e Tiguan, apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo.

O conversível Eos, prometido para novembro, ainda não chegou às concessionárias, por isso também deve marcar presença por aqui apenas em 2009. A lista de novidades também incluirá a série especial Bluemotion, que será introduzida aos modelos Polo, Fox e Novo Gol, equipados com motor 1.6 VHT. O conceito Bluemotion promete tornar os carros mais eficientes em consumo, graças a um conjunto de mudanças mecânicas e algumas alterações no desenho da carroceria.

Ano começa com importados

A versão cupê do Passat será oferecida ao mercado brasileiro em uma única opção de motor, um 3.6 V6 FSI, capaz de entregar 300 cavalos de potência a 6.600 rpm e torque de 35,9 kgfm a 2.400 e 5.300 rpm. A transmissão é automática Tiptronic de seis velocidades, com tração integral. Segundo a Volkswagen, o Passat CC acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima.

Já o SUV Tiguan, considerado pela marca o ´irmão mais novo´ do Touareg, trará propulsor TSI turbo, com injeção direta de combustível, capaz de gerar 200 cavalos de potência a 5.100 rpm e 28 kgfm de torque entre 1.700 e 5.500 rpm. O utilitário acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge 229 km/h de velocidade máxima, segundo a Volkswagen. Assim como o Passat CC, também virá com câmbio automático Tiptronic de seis velocidades.

O conversível Eos tem motor 2.0 TSI turbo e câmbio Tiptronic de seis marchas. O modelo gera 200 cavalos de potência a 5.100 rpm e tem torque máximo de 28,5 kgfm alcançado entre 1.700 e 5.000 rpm. O conversível demora 7,9 segundos para sair da inércia e chegar a 100 km/h. De acordo com a Volkswagen, o Eos passa de conversível para cupê em 25 segundos – para isso, motores elétricos são responsáveis em recolher a capota para o interior do porta-malas. O acionamento do teto solar ou capota é feito por um botão no console central.

(Carina Mazarotto)

Fonte: Carsale (16/12/2008)