VW terá plataforma única para todos os carros


Chamada de MQB, ela deve ser usada em 60 modelos até meados da próxima década

Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Automedia

Sempre que falamos de um veículo, falamos também de sua plataforma, ou seja, da base sobre a qual o automóvel é construído. Na Volkswagen, por exemplo, Gol, Fox, CrossFox, SpaceFox, Polo e Polo Sedan usam a mesma plataforma, a PQ24. Pois a mesma Volkswagen disse à revista britânica Autocar que criou uma plataforma que servirá tanto ao Lupo, futuro menor carro da empresa, quanto ao Phaeton, seu modelo mais sofisticado (e significativamente maior). Será a MQB (modularen querbaukasten, ou arquitetura modular de montagem de motor transversal).

O primeiro veículo a vir equipado com a plataforma multitarefa será a nova geração do Audi A3, que estreia em 2011 e aparece nas imagens dessa reportagem (com agradecimentos à Automedia). Depois dele, boa parte dos outros veículos do grupo Volkswagen, que inclui Audi, Seat, Skoda, deve adotar a MQB. As plataformas que sairão de cena serão as PQ2 (PQ24, PQ25, a do novo Polo), PQ3 e PQ4.

Devem ficar de fora os veículos de marcas mais sofisticadas, como Bentley, Lamborghini e Bugatti. Mesmo assim, a Autocar estima que 60 modelos do grupo usarão a nova arquitetura até meados da década que vem.

O pulo do gato da nova arquitetura é permitir uma mesma distância do eixo dianteiro até os pedais do carro, seja em que modelo for: do pequeno Lupo à grandalhona Sharan. Com isso, o número de arquiteturas atualmente em uso no grupo cairá de 18 para apenas duas. A redução de custos que isso representa, enorme, dá a dimensão do principal objetivo da empresa com o desenvolvimento da MQB.

A boa notícia que isso acarreta aos brasileiros é que a tal redução de custos não pode se restringir ao mercado europeu, pelo contrário. É nos mercados emergentes que essa redução poderá fazer a maior diferença. Assim sendo, toda a linha brasileira da Volkswagen deve começar adotar a mesma plataforma em pouco tempo. Resta saber em qual produto ela fará sua estreia por aqui. Aguardemos

Fonte: WebMotors