VW traz Eos, Tiguan, space up!, Passat CC e Bluemotion

VW Tiguan

Marca alemã faz até Kombi virar atração com a ajuda da revista FullPower

Texto: Gustavo Henrique Ruffo

(28-10-08) – Tem vezes em que a gente erra, tem outras em que acerta. Ontem, por exemplo, dissemos que a VW traria Scirocco e Microbus ao Brasil. Quando as capas foram retiradas, vimos que, na verdade, eram o Eos e uma Kombi produzida pela revista FullPower. A correção já foi devidamente feita, mas podemos dizer que também tivemos acertos. O Tiguan, por exemplo, está no estande, assim como outras boas novidades da marca alemã, como o Passat CC.

O Eos, por exemplo, é um cupê conversível de virar a cabeça, ainda que o preço deva ser para perdê-la. Voltado a um público bastante exclusivo, não deve sair por menos de R$ 200 mil, mas pode ser que, de novo, estejamos errados (aliás, assim esperamos). Já avaliado pelo WebMotors, ele tem 4,41 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,44 m de altura e o mesmo entreeixos do Golf (2,58 m).

Na Europa, suas motorizações incluem três opções a gasolina de quatro cilindros (122 cv a 200 cv, com turbo, como no atual Passat “básico”), o V6 3,2-litros de 250 cv, todos com injeção direta de combustível, e uma a diesel de 140 cv. Os câmbios manuais são sempre de seis marchas. A versões de topo, ou seja, a TSI de 200 cv, a V6 e a diesel, oferecem câmbio de DSG, de dupla embreagem. A mais cotada para vir ao Brasil, na época da avaliação, era a de 150 cv, mas, considerando que nem o Passat tem mais essa versão, e o Eos deverá mirar um público ainda mais seleto, pode-se esperar pela versão V6, de 250 cv, ou, no mínimo, a com motor TSI, de 200 cv.

O Passat CC acertou em cheio no desenho. Com 4,80 m de comprimento e 1,85 m de largura, o carro tem apenas 1,42 de altura, ou 5 cm a menos que o Passat comum, o que torna sua aparência realmente dinâmica e promissora em termos de desempenho. Em miúdos, o carro parece ser muito assentado no chão.

Em termos de motorização, no exterior são oferecidas quatro opções a gasolina (dois quatro-cilindros, um 1,8-litro TSI de 160 cv e um 2-litros TSI de 200 cv, e um seis-cilindros de 3,6 litros com 280 cv, para os EUA, e 300 cv, para a Europa) e duas a diesel (um 2-litros de quatro cilindros TDI com 140 cv e 170 cv), mas estas só para a Europa, por enquanto. No Brasil, como já temos o Passat comum, pode ser que o CC venha com a motorização mais forte. O que é certo é que ele chega no primeiro trimestre do ano que vem. Assim como o Tiguan.

Este utilitário esportivo médio fica nos 4,40 m de comprimento. Para ter uma idéia do que é isso, são 2 cm a menos do que uma Peugeot 307 SW. Em relação aos concorrentes, são 20 cm a menos do que um Toyota RAV4, 10 cm a menos do que um Land Rover Freelander e 12 cm a menos do que o Honda CR-V. Isso sem contar os competidores que estão chegando, como o Alfa Romeo SUV, o Renault Koleos, o Ford Iosis, o Mercedes-Benz GLK e outros (leia mais sobre eles abaixo). O Tiguan também tem 1,85 m de largura e 1,69 m de altura.

Na Europa, ele tem três opções de TSI, a gasolina. O modelo de entrada terá 150 cv, o intermediário, 170 cv e o topo de linha, 200 cv. Os modelos a diesel, dois, que são os preferidos na Europa, desenvolverão 140 cv e 170 cv, respectivamente, mas terão torque de 32,6 kgm e 35,6 kgm, algo equivalente ao que desenvolvem bons motores V6. Pode ser que, aqui, eles consigam desembarcar, se a Petrobras fizer ou importar um diesel com menos enxofre. Aguardemos.

Da linha Passat, também está presente uma perua R36, mas é para ver com os olhos e lamber com a testa, uma vez que ela não deve ser importada. Com um V6 3,6-litros de 300 cv, ela vai de 0 a 100 km/h em 5,8 s e chega a 250 km/h de máxima. Limitada.

Limpos

Um conceito interessante chegará ao Brasil com o Polo BlueMotion. Na Europa, ele usa motor a diesel e tem emissões baixíssimas. No Brasil, o modelo que será vendido só adotará a parte cosmética, como grade com menos aletas e pneus 165/70 R14 de baixa resistência à rolagem. Bom seria se, além disso, eles tivessem pelo menos
Fonte: Webmotors