VW vai construir sua décima fábrica na China


por ALBERTO POLO JÚNIOR

O Grupo Volkswagen anuncia que construirá uma nova fábrica na China. A unidade se junta a outras nove já em operação na China em parceria com as locais FAW e Shangai. Com ela, a montadora pretende aumentar sua produção anual chinesa para 3 milhões de veículos nos próximos quatro anos.

A fábrica faz parte de um investimento de 6 bi de euros na China

“A China se tornou o maior e mais importante mercado do Grupo Volkswagen no mundo. Queremos crescer ainda mais em conjunto com nossos parceiros locais. Com um investimento sem precedentes, queremos dobrar nossa capacidade de produção até 2013/2014.”, disse Martin Winterkorn, Presidente do Conselho Administrativo do Grupo VW.

A cidade escolhida foi Foshan, localizada no sul do país asiático. A fábrica vai ocupar um terreno de 170 hectares e terá capacidade de produzir 300.000 unidades por ano. Será a sexta em parceria com a FAW e a primeira localizada naquela região da China. O investimento chega a 520 milhões de euros e a construção estará pronta em três anos.

O plano de expansão da Volkswagen na China, orçado em 6 bilhões de euros, inclui o lançamento de 20 novos modelos até 2012 e início da produção de veículos elétricos em 2013/2014.

Nos primeiros cinco meses do ano, a Volkswagen já vendeu 778.000 unidades no mercado chinês, número 48% maior do que o registrado no mesmo período de 2009. Entre Volkswagen, Audi e Skoda, o grupo produz 20 diferentes modelos no país.

Fonte: Interpress Motor