Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

Ele foi um projeto bem guardado pela Volkswagen nos anos 80, mas sua existência teria sido descoberta pelas revistas especializadas da época. Ainda assim, sem registro fotográfico, só existiram projeções de como ele seria. Assim, o Gol BY se tornou um dos segredos não revelados da história automotiva nacional, que agora a marca mostra ao público.

Gerando discussões a mais de 30 anos, o projeto BY foi desenvolvido para gerar um modelo menor que o Gol BX, mas utilizando o mesmo produto, porém, encurtado. A ideia era substituir o Fusca. Ele assim ficaria abaixo do Gol, então conhecido nos anos 80, que chegaria à liderança de mercado em 1987, mesmo ano do cancelamento do BY.

Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

De todos os protótipos feitos, restou somente um exemplar, que ficou esquecido nas instalações da Anchieta até ser resgatado para aparição pública. O Gol BY é um subcompacto com muitas diferenças em relação ao Gol da época, apesar da semelhança.

Da frente até as colunas B, o Gol BY era igual ao projeto BX, que virou o Gol quadrado de então. A única diferença nessa parte frontal era a ausência de calha de chuva, sendo usado uma moldura em borracha. Com visual do Gol de 1987, o BY tem uma traseira encurtada, assim como o entre eixos.

As vigias laterais possuem um formato mais retilíneo e quadrado que às do Gol da primeira geração. Outro diferencial era o teto reto, sem inclinação atrás como no popular, ampliando assim a altura interna no habitáculo. Com colunas C bem mais verticais que às do Gol, o BY tinha tampa do bagageiro envolvente, muito semelhante à do Fiat Uno.

Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

Falando nele, as lanternas também tinham um formato parecido, sendo exclusivas do BY em relação ao Gol 1987 e anterior. A tampa era curta e sustentava a placa, assim como uma fechadura simples. Orientado para concorrer com o Uno mais barato de então e até ser exportado, o projeto da VW usava uma solução interessante no habitáculo.

Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

Para ampliar o espaço do diminuto porta-malas, que inclusive tinha estepe deixado sob o assoalho, o Gol BY usou um regulador de distância para o assento traseiro, acionado por uma prática alavanca interna, que permitia deslizar o conjunto para fazer bagagem ou passageiros. Esse recurso só foi usado novamente no Fox de 2003.

Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta

Outro diferencial do Gol BY, que também contribuiu para seu cancelamento, foi a suspensão traseira com braços mais curtos, usando molas e amortecedores separados, o que gerava um custo maior.

Aliás, o custo de produção foi um dos dois fatores principais que encerram o projeto. O outro fator era a proximidade da Autolatina. Na época, o projeto deveria usar um motor pequeno, mas em 1987, apenas o AP-1600 foi utilizado no protótipo, o que elevava os custos. Havia o 1600 boxer, mas poderia haver rejeição após o fim do Gol BX.

© Noticias Automotivas. A notícia Gol BY é outro segredo antigo que a Volkswagen revela na Anchieta é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.