Novo Volkswagen Jetta terá grade iluminada e tecnologia atualizada

Fonte / Quatro Rodas 

A Volkswagen até pode ter foco primário na eletrificação, mas o Jetta segue mais vivo do que nunca e tem novidades à vista. Assim, enquanto o Voyage sai de linha, seu “irmão” maior começa a exibir o resultado de sua reestilização.

É o que mostram imagens vindas da China, onde nosso Jetta é vendido sob o nome Sagitar e com leves mudanças mecânicas. Nos flagras é possível notar, mesmo camuflada, a cada vez mais onipresente grade com tiras de led que partem do emblema da VW. Também há apliques cromados que dão aspecto pontilhado à grade, parecida com a do T-Cross, mas quase idêntica à do novo Passat chinês.

Os para-choques também mudaram: o dianteiro tem entradas de ar decorativas idênticas à do Volkswagen Taos, enquanto a traseira recebeu uma peça mais esbelta e com linhas bem marcadas, harmonizadas ao porta-malas. O escape esportivo não será apenas estilo.

Como se trata de uma atualização de meia-vida, o Jetta manterá atributos mecânicos que incluem, na China, o 1.2 TSI de 105 cv e o 1.4 TSI muito usado no Brasil, com 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio DSG também segue inalterado.

Sua cabine, porém, sugere muita tecnologia graças à gigantesca central multimídia flutuante que vai na contramão das molduras embutidas do VW Play. Com cerca de 8’’, a tela também é usada no Tiguan L, assim como o quadro de instrumentos digital de 10,25’’ que também marcará presença no sedã.

Mais do que entregar conforto e entretenimento, as telas também são úteis à gestão de auxílios à direção, como piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa, que naturalmente serão acrescidos ao Jetta.

Também haverá uso de faróis IQ.Light (os mesmos do Taos, com funcionamento adaptativo) e a camuflagem traseira levanta suspeitas de que também haverá uma fina régua iluminada entre as lanternas.

Com lançamento previsto para o fim do ano na China, o Volkswagen Sagitar deverá receber, a partir de 2022, o motor 2.0 TSI do Jetta brasileiro, enfim desfilando nas ruas do país o resultado de sua harmonização facial.