Vazam fotos e detalhes técnicos do SUV de sete lugares da Volkswagen

Fonte / Quatro Rodas

A Volkswagen prepara sua linha ID de SUVs elétricos e o maior deles, ID.6, teve suas primeiras fotos sem disfarce reveladas na China. As novas imagens são bem mais reveladoras que os flagras anteriores, durante testes camuflados, e dão boa ideia do sete-lugares que chegará ao mercado em breve.

As fotos vazadas vêm do pedido de aprovação do ID.6 à autoridade de transportes da China. Ao contrário das primeiras aparições, inclusive disfarçado de Peugeot 5008, o ID.6 pode ser visto com detalhes e teve detalhes técnicos especificados.

Essas minúcias confirmam a tendência aplicado ao SUV compacto ID.4, com linhas mais modernas e arrojadas que os modelos convencionais da montadora alemã.

Como a família ID é totalmente eletrificada, o design se permite fugir das exigências dos carros a combustão, como admissão de ar e espaço para o escapamento. Detalhes que não aparecem nas fotos mas foram citadas no documento são faixas de led nas laterais do carro e logotipo da Volkswagen também iluminado.

Há rodas de aro 19’’ ou 20’’ com raios largos e maçanetas embutidas. Tais conceitos já haviam sido adotados no protótipo ID ROOMZZ, apresentado no Salão de Xangai de 2019, mas agora ganham forma definitiva.

Em termos de carroceria, são 4,8 m de comprimento, 1,9 de largura e 1,7 m de altura, com 2,9 m de entre-eixos. Com essas dimensões e pesadas baterias, não surpreende que o SUV pese 2.840 kg.

Até o momento somente a versão de tração traseira foi submetida à aprovação, com motor de 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. No futuro deverá ser apresentada versão com tração integral. A velocidade máxima informada foi de apenas 160 km/h.

Mesmo assim as baterias fazem bonito, e a autonomia será de até 600 km — melhor que os equivalentes à gasolina.

Ainda não há imagens do interior, mas é possível estimar algo semelhante ao ID.4, com tela de led nos painéis e na central multimídia, além do uso de câmeras ao redor do veículo para sistemas de segurança e auxílio na condução.

Família elétrica

O ID.6 é o mais novo modelo a receber a plataforma MEB da Volkswagen, feita sob medida para veículos elétricos. Entre suas características destacadas, há assoalho plano para acomodar as baterias e centro de gravidade próximo ao solo, aumentando a estabilidade do carro.

A entrada da Volks no mundo dos elétricos não é nada além da tendência global, mas o ID.6 vem chamando a atenção por suas dimensões avantajadas, com sete lugares em três fileiras.

Aos poucos a VW vem anunciando todos os membros da família ID, incluindo o ID.6, o SUV ID.4 e o hatch ID.3, já à venda no exterior. A expectativa é que ao menos seis EVs da fabricante cheguem ao nosso mercado até 2023, com os ID sendo cotados para a missão.

Fabricado na China, o ID.6 deverá ser lançado no país asiático até o terceiro trimestre de 2021.