Volkswagen comemora 7 milhões de carros feitos em Taubaté

Volkswagen comemora 7 milhões de carros feitos em Taubaté

A fábrica da Volkswagen em Taubaté, região do Vale do Rio Paraíba, no interior de São Paulo, está comemorando a produção de 7 milhões de veículos. Segunda maior planta da VW no país, depois da histórica Anchieta, a unidade colocou no final da linha de montagem um Voyage 1.6 MSI automático de número 7.000.000.

Há 20 anos, o primeiro carro feito na região foi o Passat. Mas, a fábrica não era exatamente para o famoso fastback alemão, já que serviria ao propósito de expandir a produção com o Gol e depois seus derivados.

Inaugurada em 1976, a fábrica de Taubaté começou sua operação produzindo peças estampadas e componentes para as linhas de montagem de Fusca e Kombi na Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP.

Volkswagen comemora 7 milhões de carros feitos em Taubaté

Dois anos depois, o Passat começou a ser feito na unidade, sendo que cinco carros iniciais foram vendidos, mas apenas em 1979 ocorreu a produção seriada do modelo. Porém, o alvo mesmo era o Gol, que lá começou em 1980. Em 1982, 100 mil carros já haviam saído dessa fábrica, que viu o Voyage iniciar a produção somente em 1986.

Em 1990, comemorou 1 milhão de unidades e três anos depois, recebia robôs para fazer a segunda geração do Gol. Cerca de 15 anos depois, a fábrica de Taubaté recebia mais robôs para a produção dos novos Gol e Voyage G5. Em 2009, 5 milhões de carros haviam saído de suas linhas.

No ano de 2014, o up! iniciou sua fabricação no local e rapidamente alcançou 200 mil unidades, pouco depois de 6,5 milhões comemorados. No ano passado, o Voyage alcançou 1,5 milhão feitos e o Gol, outros 8 milhões, boa parte feita na instalação, que este ano viu sair os primeiros Gol e Voyage automáticos.

Uma das instalações mais importantes da montadora no país, a fábrica de Taubaté foi responsável por quase um terço da produção de veículos da marca no Brasil, onde mais de 23 milhões de carros foram feitos.

 

© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen comemora 7 milhões de carros feitos em Taubaté é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.