Volkswagen deve usar fábricas da Ford nos EUA

volkswagen

A Volkswagen poderá usar fábricas da Ford para produzir seus carros nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo CEO da marca alemã, Herbert Diess, após uma reunião na Casa Branca com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

As duas marcas já trabalhavam em uma possível união. Agora, a aliança parece tomar forma mais definida.

A Ford ainda não revelou detalhes sobre como será impactada pelas colaborações com a Volkswagen. A aposta é que a empresa norte-americana ceda parte de sua capacidade produtiva ociosa para a alemã.

Além das fábricas da Ford, a Volkswagen pode comprar plantas que a Chevrolet vai desativar nos Estados Unidos. Essa alternativa, no entanto, geraria conflitos com a Ford.

Volkswagen já produz nos EUA

A Volkswagen já tem uma fábrica em Chattanooga, no Tennessee. A empresa alemã pode também construir uma nova unidade ou utilizar alguma das opções disponíveis de Ford e Chevrolet. Em todo caso, a união com a Ford será por aliança, sem envolvimento acionário.

Diess revelou que a contrapartida para a Ford será o fortalecimento da presença da marca na Europa. As duas empresas vão compartilhar plataformas, embora os produtos de cada uma continuem a ter características, como desenho e acabamento, bem diferentes.

Chevrolet na mira

Outras montadoras também teriam interesse nas fábricas que a GM pretende desativar. A informação foi divulgada pleo analista de capital do grupo canadense de investimentos RBC, Joseph Spak, em entrevista ao portal Autoblog. Sem dar detalhes sobre quais seriam essas companhias, Spak limitou-se a revela que um delas é europeia e a outra, asiática.

Trata-se de um alento para a GM, que chegou a ser ameaçada por Donald Trump. O presidente dos EUA teme pela repercussão negativa que a dispensa de funcionários deve causar à Casa Branca .

Confira (aqui e abaixo) quais foram os carros mais vendidos em novembro