Volkswagen ID.2: Como pode ser o possível sucessor elétrico do Polo

Neste início de semana, a imprensa europeia está comentando a possível sucessão do Polo no velho continente (no Brasil ele deve continuar por um longo tempo…). O motivo é o adiantamento do lançamento dos compactos ID.1 e ID.2, que você já leu aqui no fim de semana.

Após o conhecimento sobre o fim do Passat e do irmão Arteon, agora os olhos se voltam para um dos primeiros players da era “a água” da Volkswagen, o Polo. Embora não exista nenhuma confirmação ou informação interna sobre o assunto, o fim do Polo é esperado por alguns.

Com o processo de eletrificação, a VW iniciou uma mudança completa em sua filosofia de produto para os próximos, sendo ainda citado que Herbert Diess até encontra resistência na companhia para tornar a empresa mais eficiente nesse processo.

Até agora, o que se viu em produtos materializados e propostas conceituais é que a VW parece ter pensado em cada um dos modelos anteriores para forjar uma nova linha sucessória. No lançamento do ID.3, o carro foi colocado ao lado de Fusca e Golf, indicando sua posição no portfólio.

O ID.4 parece mais com o Tiguan, assim como a ID. Buzz remete à Kombi, o ID Vizzion (e a Space) à família Passat, bem como propostas relacionadas com o ID.6 de sete assentos, um Tiguan Allspace do futuro. Então, por que não o Polo? No caso do up!, o ID.1 é a opção.

Volkswagen ID.2: Como pode ser o possível sucessor elétrico do Polo

Já o ID.2 seria direcionado para o segmento do Polo, batendo assim de frente com um player importante, o Renault Zoe. Mas, com a ascensão de crossovers e SUVs, este produto pode ser acabar entrando na onda, assim como rumores apontam o mesmo para o francês.

De qualquer forma, é improvável que dois hatches elétricos apareçam na Europa, sendo que pelo menos o ID.1 deve ser pequeno o suficiente para brigar com Smart, Twingo e outros pequenos com autonomia partindo de 200 km.

Então, o ID.2 deve aparecer como um crossover ou SUV elétrico com até 4,00 m, ou pouco mais. Outro motivo para isso é a Índia, visto que o modelo terá variante da Skoda (e Seat também) para atuar naquele importante mercado.

Como o ID.3 é uma minivan, ter um crossover no estilo do T-Cross pode atrair mais atenção que um formato hatch. Já na parte elétrica, o motor pode começar com 148 ou 177 cavalos, unidades em uso no Skoda Enyaq iV.

Uma versão GTX pode dispor de 204 cavalos ainda. A bateria de lítio-fosfato de ferro deve alcançar 43 kWh, o que lhe daria mais de 300 km no ciclo WLTP.