Volkswagen Nivus é confirmado para Europa no segundo semestre

[Fonte: Auto Express]

O Volkswagen Nivus foi confirmado para a Europa no segundo semestre por Ralf Brandstatter, chefe da marca alemã, que se referiu ao modelo como um “CUV esportivo”. O modelo será mais um dos produtos desenvolvidos no Brasil que chega ao mercado europeu.

Brandstätter disse: “No segundo semestre deste ano, veremos a introdução de um novo modelo CUV esportivo para a Europa”. Ele deverá desembarcar no velho continente entre o terceiro e o quarto trimestre, sendo produzido em Barcelona, Espanha.

Desenvolvido na Anchieta, o VW Nivus se tornou o utilitário esportivo mais em conta no portfólio da VW, tendo sua base no Polo, fabricado com o Virtus na mesma planta e com preço abaixo do T-Cross.

 

Com estilo cupê, o Nivus trouxe no design um apelo emocional que os carros da VW geralmente não possuem, com exceção dos esportivos. Focando nisso, o crossover apostou em linhas mais expressivas, faróis full LED e conjunto ótico traseiro escurecido.

Herdeiro espiritual do clássico Passat GTS Pointer, o Nivus tem até o mesmo porte do antigo nacional, assim como linhas que nos faz lembrar do velho esportivo.

Atraente, o crossover até o momento mantém somente as versões Comfortline e Highline, mas se espera por uma desejada versão GTS (Pointer seria sensacional, sem dúvidas) com motor 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm.

 

Aqui, ele funciona somente com motor EA211 1.0 TSI de até 128 cavalos e transmissão automática Tiptronic de seis marchas. Na Europa, o Nivus deve ir muito além de duas versões e uma mecânica básica.

O provável, além do 1.0 TSI de 115 cavalos é o uso do 1.5 TSI Gen 3 de ciclo Miller, com 150 cavalos e 25,5 kgfm, números semelhantes aos irmãos GTS aqui (Polo e Virtus).

Por lá, nãos e espera por versões diesel ou híbrida, pelo menos não como usadas no Golf 8, por exemplo. No máximo, um sistema micro híbrido de 48V pode ser acessado. O padrão de acabamento deve ser ampliado em sintonia com o Polo europeu.