Volkswagen Taigo é o nome do Nivus na Europa

Fonte /  Noticias Automotivas

O Nivus agora tem outro nome: Volkswagen Taigo. É assim que ele será conhecido no mercado europeu, onde chegará através de produção na Espanha, feita pela Seat.

O crossover-cupê desenvolvido no Brasil, chamado de CUV (Crossover Utility Vehicle) pela Volkswagen, sairá de Pamplona, no País Basco, para abastecer os principais mercados do continente no final de 2021.

No comunicado de imprensa, curto por sinal, a VW fala que o Taigo chegará com motores TSI, assim como faróis de LED de série, cockpit digital (cluster e multimídia) e uma “infinidade de sistemas de assistência”.

Neste último, o pacote ADAS do Taigo será bem mais generoso que o oferecido no Nivus brasileiro, sendo essa uma exigência dos mercados da Europa. Assim, ele naturalmente terá mais recursos.

Contudo, a VW não falou nada sobre a multimídia VW Play, que aqui possui recursos de serviços online de parceiros, sendo que a filial brasileira disse que a tecnologia (desenvolvida localmente) seria exportada.

Ainda assim, o VW Taigo chegará para somar ao Polo, compartilhando a plataforma modular MQB-A0, tal como com o T-Cross europeu, que é menor que o brasileiro.

Com 4,26 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, o Volkswagen Taigo será um player importante no segmento de SUVs na Europa.

Apesar do que sugere as imagens, ele deverá chegar com motores 1.0 TSI com 95 ou 115 cavalos, assim como o 1.5 TSI Gen III Miller de 130 ou 150 cavalos. Um Taigo R parece muito improvável, mas não um R-Line.

A transmissão automatizada DSG de seis ou sete marchas chegará no lugar da Tiptronic usada aqui. Pelo qu.  a VW indicou, não haverá versão diesel TDI e muito menos híbrido leve de início, embora isso seja tendência na Europa.

Aqui, o Nivus segue em duas versões e com motor 1.0 TSI de até 128 cavalos, além do câmbio automático de seis marchas. Não se sabe se o Taigo irá além da Europa, mas ele tem potencial para atingir Rússia e Índia, embora precise da MQB.