Volkswagen Tarok poderá ser anunciada em breve para brigar com a Fiat Toro

Fonte / Carsale

O CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, revelou durante uma live com jornalistas na última terça-feira (8) que a marca pretende anunciar novidades para diferentes segmentos num futuro próximo.

Uma das novidades pode ser a Tarok, picape mostrada em forma de conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Na época, o modelo chamou a atenção pela possibilidade de rivalizar diretamente com a Fiat Toro.

Além disso, patentes da Tarok já foram registradas no Brasil, indicando que a Volks pretende ampliar o seu portfólio de picapes nos próximos anos. Atualmente, a marca conta com a compacta Saveiro e a média Amarok, ambas lançadas há pouco mais de uma década e que já pedem por uma renovação completa.

Caso seja produzida, a Tarok deverá adotar um visual bem próximo ao do SUV médio Taos, apresentado recentemente e que será lançado na América do Sul no primeiro semestre do ano que vem. Já a estreia da picape deverá ser somente em 2022.











A exemplo da Fiat Toro, a Tarok foi desenvolvida com estrutura monobloco. A base da picape da Volkswagen é a plataforma modular MQB (a mesma base dos modelos Jetta, Taos, Tiguan, entre outros), para ficar posicionada abaixo da Amarok, que usa carroceria montada sobre chassi de longarinas.

A Tarok não deverá fugir muito das medidas do conceito, que mede 4,91 metros de comprimento (mesma medida da Toro) por 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. Os balanços dianteiro e traseiro têm 91,4 centímetros e 1,01 m, respectivamente.

Já a caçamba possui 1,09 m de largura entre as caixas de rodas, 60 cm de altura e 1,20 m de comprimento – medida que pode chegar a 2,77 m com o rebatimento do encosto do banco traseiro e do painel da cabine. A Volkswagen chegou a dizer que a versão de produção terá capacidade de carga de uma tonelada.

O conceito mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 era equipado com o motor 1.4 TSI flex (turbo e injeção direta), que gera 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com etanol e/ou gasolina. O propulsor é combinado ao câmbio automático de seis marchas e sistema de tração integral 4MOTION.

Um seletor dos quatro modos de condução (Rua, Neve, Offroad e Offroad Individual) posicionado atrás da alavanca do câmbio permite controlar as funções da tração de acordo com as condições de rodagem.

Rumores chegaram a apontar a possibilidade de a Tarok também ser vendida com o motor 2.0 TSI calibrado para entregar 186 cv e 36,6 kgfm.

Não seria surpresa se a Volkswagen oferecesse uma variante a diesel, equipada com o 2.0 TDI de quatro cilindros da Amarok em uma configuração com apenas um turbo para baratear a produção.