VW Tayron de sete lugares deverá ser produzido em Wolfsburg

Fonte /  Noticias Automotivas

Um comunicado interno aos funcionários de Wolfsburg revelou a mais recente intenção da Volkswagen na Europa, que é ter um novo SUV de sete lugares.

Vazado para a imprensa europeia, o documento cita a produção de um utilitário esportivo desse porte, baseado no Tayron e a ser feito na linha de montagem número 2.

Contudo, a produção do mesmo se dará apenas em 2024, um tempo mais que suficiente para o projeto sair do zero e virar realidade. Embora não haja nenhuma indicação de que o Tiguan Allspace deixará de ser vendido na Europa, o novo carro aparece como um provável sucessor do SUV atual.

VW Tayron de sete lugares deverá ser produzido em Wolfsburg

O motivo é que o Tayron é do mesmo porte do Tiguan e com sete lugares, ocuparia o mesmo espaço do Tiguan Allspace, que atualmente é fabricado no México para atender os mercados do ocidente, incluindo o Brasil.

Além disso, Frank Welsch, que lidera o departamento de pesquisa e desenvolvimento de produto da VW, disse que a marca alemã já tinha um número suficiente de SUVs e que não precisavam de mais.

O engenheiro ainda reforçou que não adianta ter muitos modelos se a produção individual ficar entre 30.000 e 40.000. Isso não permitiria que a montadora ganhasse dinheiro. Ele havia frisado que a aposta era em produtos que tivessem oportunidade de sucesso.

VW Tayron de sete lugares deverá ser produzido em Wolfsburg

Intermediário entre o Tiguan alemão e o Touareg, o Tiguan Allspace é também fabricado na China, mas não se sabe o motivo da provável substituição, visto que, apesar do design, ambos são equivalentes.

Também não se sabe se o Tayron de sete lugares o substituirá no México em sua próxima geração, que também deve ser feita sobre a plataforma modular MQB e usando motores EA211 e EA888 com potências de 150, 186 e 220 cavalos.

Na China, o Tayron é fabricado pela FAW-Volkswagen e tem uma versão cupê, chamada de Tayron X. Já sobre a oferta de SUV´s, a VW ainda não apresentou um modelo subcompacto de 4 m para atuar na Índia e Brasil.

Além disso, também não mostrou ainda o sucessor do up!, que deve ser um crossover de acesso na Europa. O conceito Taigun, que hoje nomeia a versão indiana do T-Cross, teria sido uma opção interessante no mercado europeu. Hoje, tudo se baseia na MQB.