X6 2011 terá novos câmbio e motores


Carsale – O BMW X6 foi apresentado ao público durante o Salão de Detroit de 2008. Para a gama 2011 do utilitário-esportivo, que deve aparecer em abril, já estão previstas três novidades: novos motores a gasolina e a diesel, e uma caixa automática de oito marchas. Essas mudanças surgiram para diminuir o consumo do BMW. Para o mercado brasileiro, as notícias importantes são o novo câmbio e o bloco a gasolina. Alterações profundas no desenho do X6 não devem surgir tão cedo.

O novo motor a gasolina, de seis cilindros em linha, chamado de N55, usa o mesmo bloco de 3.0 litros do X6 xDrive35i. No entanto, ele vem acoplado a um turbocompressor, enquanto o motor antigo vinha equipado com dois. Não há informação de números de potência ou torque, mas aceleração de 0 (zero) a 100 km/h vai levar 6,7 segundos. O X6 xDrive50i, também oferecido no Brasil, permanece com seu V8 biturbo 4.4 l, de 408 cavalos.

Toda a linha X6 vai aposentar a transmissão automática de seis marchas. No lugar dela entra em cena uma caixa de oito velocidades. Com isso, a BMW quer diminuir a sede por gasolina do utilitário esportivo. As médias de consumo com o novo câmbio, usando a metodologia européia, são 9,7 km/l, para a versão xDrive35i, e de 7,6 km/l, para o V8 do XDrive50i. Esta caixa não será oferecida no X6 M. A força de 555 cavalos é demais para o novo câmbio. A novidade na linha a diesel é a versão X6 XDrive40d. Ela usa o mesmo bloco 3.0 da versão XDrive30d, mas é biturbo. Assim a potência fica em 306 cavalos e o torque passa a ser de 61,1 kgfm. As versões a diesel do X6 não são oferecidas no mercado brasileiro.

Fonte: Carsale