XJ Sentinel: aguenta até explosões

Jaguar XJ Sentinel
Configuração blindada do Jaguar pode suportar desde tiros de revólver 9mm até 15 kg de TNT

César Tizo – foto: divulgação

A Jaguar lançou nesta quarta-feira (18) o modelo que promete ser a “mais avançada limusine de luxo do mundo”. Para tanto, o XJ Sentinel poderá suportar, segundo a fabricante desde tiros de armas 9mm até explosões com 15 kg de TNT e granadas colocadas abaixo do veículo.
O segredo para resistir às ameaças vem do uso de aço de alta resistência com Kevlar, tipo de tecido utilizado em coletes à prova de bala. O trabalho contou com a ajuda Centigon, empresa especializada em blindagem. Em consequência, o peso do XJ Sentinel subiu para 3.800 kg, aumento de 2.027 kg em relação ao XJ 5.0 V8 LWB (entre-eixos alongado) do qual deriva.

O motor em questão continua com 385 cv, contudo a suspensão foi recalibrada e os freios, com maior capacidade, foram “emprestados” da versão Supercharger de 510 cv. As rodas de liga leve aro 19” são reforçadas e calçadas em pneus runflat (que podem rodas vazios) fornecidos pela Dunlop.

Mesmo com o peso extremamente elevado, a Jaguar declara que o XJ Sentinel acelera de 0 a 100 km/h em 9s7 e é capaz de atingir 195 km/h. A primeira aparição pública do modelo será no próximo dia 25 durante o Salão de Moscou (de 25 a 29 deste mês).
Fonte: Terra Carro Online