Yokohama avalia construção de fábrica no País

A Yokohama Rubber iniciou estudos para produzir pneus no Brasil. Os planos ainda não estão totalmente traçados, mas o interesse é confirmado por Kazuya Miyazawa, diretor presidente da empresa na América Latina. “É verdade que estamos estudando todas as possibilidades. No momento, porém, detalhes de como, quando, onde e o quê ainda não foram decididos.”

Terceira maior fabricante de pneus do Japão, a Yokohama Rubber faturou no ano fiscal passado, encerrado em março deste ano, US$ 5,1 bilhões, 10,9% a mais que no exercício anterior. De acordo com a agência de notícias Reuters, dos 14 milhões de pneus produzidos pela companhia no período, cerca de 800 mil desembarcaram na América do Sul, onde atua apenas por meio de importação.

Caso a decisão de erguer uma nova planta no Brasil seja aprovada, seria a primeira unidade da fabricante japonesa na América Latina. Ainda segundo a agência, além do Brasil, a Rússia é outro país que está na mira da Yokohama.

Citando um porta-voz da empresa, a Reuters afirma que a decisão sobre a planta sai até março de 2009. O investimento estimado nas duas localidades é de US$ 93 milhões.
(André Barros)

Fonte: Boletim Autodata