
GIOVANNA RIATO, AB | De Postdam, Alemanha
A ZF apresentou em seu encontro com a imprensa global as suas apostas para o futuro. Assim como outras sistemistas, a companhia quer cumprir a função de desenvolver e fornecer às montadoras parte expressiva das inovações vistas nos automóveis que chegam ao mercado. As novidades mais interessantes da companhia, que comprou recentemente a TRW e ganhou reforço na área de segurança, foram reunidas no protótipo Veículo Urbano Inteligente, que resume as tendências enumeradas por Peter Lake, vice-presidente de vendas e desenvolvimento de negócios da agora ZF-TRW: “eficiência, segurança e automação.” O carro elétrico tem entre suas principais ousadias o eixo dianteiro, com ângulo de esterçamento de até 75°. Segundo a empresa, a novidade permite manobrar o veículo com facilidade, algo cada vez mais útil nas grandes cidades. O sistema é complementado pelo Torque Vectoring do acionamento do eixo traseiro, que distribui o torque independentemente para cada roda. No conceito Veículo Urbano Inteligente a ZF combinou a inovação com a tecnologia de estacionamento por comando remoto Smart Parking Assist. No protótipo o comando era dado por meio de um relógio. De dentro ou de fora do automóvel o condutor pode acionar a função, que identifica vagas e estaciona o carro sozinho, sem que o motorista precise fazer qualquer manobra. Para isso a central eletrônica do carro recebe informações de 12 sensores instalados na dianteira, traseira e laterais. As manobras são feitas em velocidades baixas, o que os engenheiros que participaram do desenvolvimento do modelo chamam de “velocidade de pedestre”, próxima de 10 km/h. Dessa forma, a ideia é garantir segurança e comodidade, permitindo, por exemplo, que o motorista desça do carro no estacionamento de um shopping, e deixe com o Smart Parking Assist a ingrata tarefa de procurar vaga e estacionar. Outra possibilidade apresentada pela ZF é controlar o carro por meio de um tablet, que permite ao condutor indicar, de fora do veículo, as manobras que o automóvel deve fazer para, entre outras possibilidades, entrar em uma vaga apertada, que não permitiria a abertura da porta. INFORMAÇÕES NA NUVEM Outro protótipo apresentado pela ZF mostra o sistema PreVision Cloud Assist, que busca garantir ao veículo mais eficiência e, principalmente, segurança. A tecnologia coleta as informações dos trajetos percorridos pelo carro. Assim, da próxima vez que o veículo passar pela via, o sistema acessa os dados armazenados na nuvem e informações do GPS para fazer com que o automóvel rode da maneira mais eficiente possível em cada trecho. Caso o motorista entre em uma curva rápido demais, a tecnologia reduz a velocidade para garantir a segurança. Mesmo quando o motorista pisa forte no pedal do acelerador, o carro reduz a velocidade nas curvas. Dessa forma, na descida de uma serra, por exemplo, o condutor pode ativar o dispositivo e concentrar a maior parte dos esforços em controlar o volante, já que a velocidade será limitada pelo sistema em cada volta. CARRO AUTÔNOMO A ZF mostrou estar alguns passos atrás das concorrentes quando o assunto é automação. Ou pelo menos é isso que indica o sistema que a companhia decidiu apresentar em sua coletiva de imprensa. O protótipo mostrado pela empresa reúne a tecnologia ACC de piloto automático ao sistema que reconhece e troca de faixa de rodagem, o Highway Driving Assist. Na prática, a tecnologia permite que o carro ande sem que o motorista precise colocar o pé no acelerador ou as mãos no volante. Ainda assim, o condutor precisa estar atento, já que os sensores do carro ficam instalados apenas na dianteira. Cada vez que a alavanca da seta é acionada para a direita ou para a esquerda, o carro muda de faixa. O problema é que, sem sensores na lateral, é o motorista o responsável por verificar se há outro carro no caminho e e
Fonte: Automotive Business