
Câmbio automatizado para caminhões chega à fábrica brasileira este ano
REDAÇÃO AB
A ZF comemora a produção de 1 milhão de transmissões automáticas AS Tronic para veículos comerciais pesados, desde que iniciou sua fabricação, há 18 anos, na unidade de Friedrichshafen, cidade localizada ao sul da Alemanha.
“Por quase duas décadas, os fabricantes de veículos comerciais em todo o mundo confiam na caixa de transmissão AS Tronic da ZF quando se trata de troca de marchas automáticas”, enfatiza Fredrik Staedtler, diretor da divisão de tecnologia de veículos comerciais da ZF, com sede em Friedrichshafen. “É considerado um marco no desenvolvimento da unidade e tem se tornado indispensável no moderno transporte comercial.”
O primeiro câmbio automático desenvolvido pela empresa e destinado a veículos comerciais nasceu em 1997 para fornecimento a Iveco, naquela época, parceira de projeto. Atualmente, outras fabricantes de peso no mercado mundial também utilizam a tecnologia em seus caminhões, como Ford, MAN/VW e DAF, além da própria Iveco, todas inclusive no Brasil, onde a ZF fornece as versões de 12 e 16 marchas, onde a linha AS Tronic também será produzida, na unidade de Sorocaba SP, bem como o sistema de transmissão automático modular Traxon, que substituirá a AS Tronic gradualmente nos próximos anos.
A tecnologia, que também pode ser utilizada em ônibus, equipamentos de construção e em veículos ferroviários, mudou ao longo dos anos: as primeiras transmissões eram semiautomáticas, o motorista ainda precisava selecionar as marchas manualmente. A versão automática veio só na segunda geração, lançada em 2000, dispensando a troca de marcha pelo condutor, tendo a seleção de velocidade controlada eletronicamente, o que reduz a pressão sobre o sistema de transmissão e por consequência, aumenta a vida útil dos componentes. O gerenciamento eletrônico permite ainda garantir ao motor operar na faixa de rotação ideal fazendo com que a potência seja transmitida de forma mais eficiente para os eixos de tração resultando em economia de combustível.
A gama oferece transmissões que cobre as faixas de 500 a 3100 Nm, sendo a linha leve 500 a 1100 Nm e média 800 a 1600 Nm utilizadas principalmente em pequenas frotas de companhias elétricas, ônibus e caminhões médios, enquanto os câmbios de faixas maiores equipam caminhões pesados e veículos do setor de construção. A linha inteira AS Tronic também pode ser combinada com intarder, freio de transmissão da ZF, que aumenta a potência de frenagem do motor e também reduz a carga de trabalho do freio de serviço em até 90%.
Fonte: Automotive Business