ZF lança câmbio automático com nove marchas

                                             Nova transmissão pode ser usada com tração integral e sistema stop-start

A ZF, fabricante de transmissões automotivas, está anunciando sua primeira caixa de câmbio com nove marchas. Segundo a empresa, o novo componente se destina a carros com motores muito potentes e poderá reduzir o consumo de combustível em até 16%, comparada a uma transmissão de seis marchas,
A vantagem de um maior número de marchas é permitir que o motor funcione a maior parte do tempo dentro da faixa ideal de rotações, obtendo maior rendimento.

A nova caixa tem dimensões reduzidas e poderá ser usada em carros com motores posicionados na transversal. Ela é a primeira transmissão no mundo com mais de sete marchas com esta característica.

Utilitários estão na mira – A nova transmissão já foi criada pensando na possível utilização em carros híbridos, assim como em veículos com tração integral – SUVs estão entre os carros que mais consomem e, por isso, o novo câmbio é especialmente interessante para eles.

A transmissão de nove marchas conta com um sistema de desacoplamento, que desconecta a tração traseira em situações normais de utilização, o que proporciona uma economia de combustível de até cinco por cento em relação a sistemas que mantém as quatro rodas permanentemente tracionadas.

Outra característica importante é a compatibilidade com quaisquer sistemas tipo stop-start, que desligam automaticamente o motor quando o carro permanece parado e dão a partida assim que o motorista volta a acelerar.

Entre as marcas que utilizam câmbios automáticos da ZF com oito marchas estão a BMW e a Rolls-Royce. Não há informações ainda sobre qual será o primeiro modelo no mundo a usar a nova transmissão.

JM

Fonte: Auto Estrada