Audi Q5 estreia carroceria Sportback e incorpora ainda mais tecnologias

Fonte / CarNews

Um dos modelos mais desejados da Audi, o Q5 chega ao Brasil renovado a todas as concessionárias da marca em nosso País nas carrocerias SUV e Sportback. Além da icônica tração quattro com tecnologia ultra, o Q5 e o Q5 Sportback chegam com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, faróis dianteiros Full LED Matrix, lanternas traseiras OLED com três tipos de assinaturas exclusivas, carregador de celular por indução, display com tela sensível ao toque e mais tecnologias de assistência de condução para o motorista.

O premiado motor 2.0 TFSI equipa os novos Q5 e Q5 Sportback. Os modelos entregam 249 cv de potência e torque de 370 Nm. A transmissão de ambos é a S tronic de dupla-embreagem e sete velocidades que oferece rápida troca de marchas. Os modelos possuem velocidade máxima de 237 km/h e aceleram de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. Pelo Audi drive select é possível escolher entre seis modos de direção: auto, efficiency, comfort, dynamic, offroad e individual.

No interior, a tela central conta com o novo display MMI, agora sensível ao toque, que funciona como o ponto focal do painel de instrumentos e está ligeiramente inclinado em direção ao motorista. As informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas. Com o novo MMI, o controle giratório no console do túnel central dá lugar a um espaço de armazenamento de objetos próximo à manopla do câmbio. O Q5 e o Q5 Sportback contam ainda com o carregador de smartphone por indução e o quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações diferentes, posicionado logo atrás do volante multifuncional.

O Q5 e o Q5 Sportback dispõem do sistema de controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa que garante grande conforto principalmente quando o Audi Q5 é conduzido em viagens de longas distâncias. O controle de cruzeiro adaptativo auxilia o motorista a manter a velocidade ou a distância do veículo a sua frente. Quando um veículo posicionado na frente é reconhecido, a tecnologia pode tanto acelerar como frear o veículo, dentro do limite do sistema.

Já o aviso de saída de faixa auxilia o motorista a evitar uma troca de forma não intencional. Se as faixas de rodagem forem reconhecidas pelo sistema e o motorista não tiver acionado a luz de indicação de direção, então o aviso de saída de faixa auxiliará o condutor a voltar para a faixa de rodagem, acionando o volante na direção contrária. Essa funcionalidade está disponível a partir de cerca de 60 km/h.