Volkswagen comemora 20 milhões de motores e terá novidades do up!

Volkswagen comemora 20 milhões de motores e terá novidades do up!

Fonte /  Noticias Automotivas.

A Volkswagen comemorou 20 milhões de motores produzidos no Brasil e o NA estava presente no evento, que foi anexo ao lançamento do Virtus GTS, que você confere aqui as impressões ao dirigir.

O motor número 20.000.000 foi um EA211 1.4 TSI Flex que equipa os novos Polo GTS e Virtus GTS. O propulsor vem de uma longa lista de motores que a Volkswagen fabricou no país desde os anos 50.

Antigamente feitos na Anchieta, os motores usados pela VW no Brasil, somaram 8 milhões de unidades na fábrica do ABC, enquanto São Carlos, no interior de São Paulo, já fez 12 milhões desde 1996.

Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, diz: “Uma fábrica de São Carlos tem um papel importante dentro da estratégia da Nova Volkswagen, pois é uma unidade que além de atender ao mercado interno, com motores versáteis, de alta qualidade e eficiência, tem um exportador de perfis, tanto em motores como em componentes”.

Volkswagen comemora 20 milhões de motores e terá novidades do up!

Considerada e eleita a mais eficiente em produção de motores dentro do grupo Volkswagen, no ano passado, a fábrica de motores de São Carlos tem capacidade instalada de 4.700 unidades diárias, sendo 3.000 para a família EA211 e 1.700 para o mais antigo EA111, ainda presente na forma do 1.6 MSI 8V.

Atualmente, a produção da planta é de 2.997 motores diários, sendo que a fábrica é dividida em duas unidades, uma para produzir o mais moderno EA211, que consiste nos 1.0 MPI, 1.0 TSI, 1.4 TSI e 1.6 MSI 16V, enquanto a outra faz o EA111 1.6 MSI 8V.

Essa fábrica também exporta para o México, onde os motores equipam os modelos Jetta e Tiguan que são enviados ao mercado brasileiro, assim como os produtos destinados ao mercado americano.

up! e o futuro dos compactos

Volkswagen comemora 20 milhões de motores e terá novidades do up!

Na ocasião, Pablo Di Si falou sobre alguns assuntos como o Salão do Automóvel 2020 (confira aqui) e o up!. O presidente da Volkswagen revelou que em “48 horas” haverá novidades sobre o subcompacto alemão, que é fabricado em Taubaté-SP.

Di Si mencionou que o up! terá mudança na homologação, o que pode estar relacionado com a Resolução 518 do Contran, que obriga os carros nacionais feitos a partir de 29 de janeiro de 2020, a portarem cinto de segurança central em três pontos, apoio de cabeça centralizado e Isofix para cadeiras infantis.

Isso significa que o compacto pode ser reclassificado para quatro ocupantes, o que eliminaria os custos de engenharia com a ancoragem do sistema Isofix na carroceria. Gol, Voyage, Fox e Saveiro, são os outros VW que ainda não mudaram. Anteriormente, ao site G1, Di Si disse: “alguns serão mudados, outros não”, indicando que nem todos acima passarão pela alteração.

Ainda pairam dúvidas sobre o tempo de vida restante para todos esses modelos, com exceção da Saveiro, que terá continuidade. Gol e Voyage darão lugar a um crossover compacto abaixo dos T-Cross e Nivus. Este pode ter até um estilo próximo do Fox, que também será eliminado em algum momento, assim como o up!.