A Audi apresentou nesta quarta-feira (14) o Q8, seu SUV topo de gama. O modelo chega ao Brasil em duas versões, com preços a partir de R$ 494.990 na configuração de entrada Performance e R$ 531.990 na Performance Black. A Audi avisa que os primeiros da fila de compra poderão ter condições especais e pagar um pouco menos (R$ 471.990 e R$ 503.990, respectivamente).
As duas versões do Q8 são equipadas com motor 3.0 TFSI V6 de 340 cv, 51 kgfm de torque e câmbio Tiptronic automático de oito marchas. De acordo com a fabricante, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 5,9 segundos. Além disso, o SUV conta com um sistema híbrido leve de 48V, que auxilia o motor a combustão e pode até desligá-lo em certas situações.
As configurações do SUV se diferenciam em equipamentos e também visualmente: a Performance Black tem uma grade frontal diferente e detalhes em preto brilhante. No geral, o Q8 traz uma nova linguagem visual, com grade octogonal (em vez de hexagonal) e linhas mais anguladas.
Os 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,71 metro de altura e — principalmente — os impressionantes 3 metros de entre-eixos são obtidos porque o Q8 é construído a partir de um modelo com três fileiras de assento, o Q7, mas possui apenas cinco lugares, em vez de sete. Por isso ele tem tanto espaço, e também uma silhueta suficientemente alongada para ser encaixado no sub-segmento dos SUV-cupês.
Para lembrar: o pioneiro do sub-segmento, o BMW X6, foi apresentado no Salão de Frankfurt em 2007 e chegou ao mercado no ano seguinte; a Mercedes-Benz respondeu em 2014, no Salão de Pequim, com o GLE Coupé, cujas vendas começaram em 2015. Portanto, o contra-ataque da Audi demorou 11 ou 4 anos, dependendo do concorrente — o Q8, produzido numa fábrica da Volkswagen na Eslováquia, foi apresentado em 2017 e lançado no ano passado.
Entre os itens de série, o Q8 oferece piloto automático adaptativo, câmera 360º, assistente para mudanças de faixa e alerta de colisão com sistema de frenagem automática — ou seja, um discreto pacote de semi-autonomia.
Entre os opcionais, o Q8 oferece pintura metálica (por R$ 2.400); um pacote de assistência lateral em manobras (R$ 8 mil); um pacote tecnológico que inclui eixo traseiro dinâmico, head-up display e faróis Night Vision (R$ 33 mil); rodas de alumínio de 22 polegadas (R$ 15 mil); e suspensão a ar adaptativa, por R$ 20 mil. Um Q8 Black com todos os opcionais pode custar R$ 582.390, tendo como base o preço promocional para os primeiros compradores.
Imagens: divulgação
O post SUV Q8, com novo visual da Audi e muito espaço, parte de R$ 494.990 apareceu primeiro em Carsale.