Amarok e Ranger terão mesmo chassi a partir de 2022

Amarok e Ranger terão mesmo chassi a partir de 2022

Finalmente, Volkswagen e Ford assinaram um acordo de cooperação na área técnica para o desenvolvimento uma nova picape média e o compartilhamento de dois modelos de veículos comerciais leves. Celebrada em Detroit, a parceria permitirá um grande corte de custo no segmento, que tem grande atenção por parte das duas montadoras.

Sem troca de ações, a parceria de picapes e vans visa inicialmente o desenvolvimento de seis produtos, sendo os dois principais, listados como sucessores das atuais picapes Volkswagen Amarok e Ford Ranger. As duas empresas reforçaram que os veículos não serão idênticos, tendo inclusive dinâmica de condução diferenciada. O mesmo vale para o demais.

Essas novas picapes serão feitas sobre um mesmo chassi, de desenvolvimento conjunto, mas por ora, nenhuma das duas disse quais motores serão empregados. Caso sejam independentes, nesse caso das picapes médias, a VW deve manter trazer o EA288 2.0 TDI, evolução do atual EA189, o polêmico do Dieselgate.

Amarok e Ranger terão mesmo chassi a partir de 2022

No caso da Ford, a próxima Ranger deve utilizar o EcoBlue 2.0 com mais de 200 cavalos (atualmente varia de 213 a 238, dependendo do modelo). Claro, a VW ainda deve reforçar a Amarok de segunda geração com o EA897 V6 3.0 TDI para manter a briga com a Mercedes X350d.

Uma transmissão automática comum, pode vir a existir, talvez a da Ford com 10 marchas, embora não se saiba se a GM permitirá seu uso em terceiros… Os EUA aparecem como um alvo prioritário nos dois casos, mas já podemos adiantar que a Argentina continuará como importante produtor.

Amarok e Ranger terão mesmo chassi a partir de 2022

Nos demais produtos, haverá uma troca. A Volkswagen vai liderar o desenvolvimento da sucessora da multivan Caddy, que emprestará sua plataforma para uma próxima Transit Connect. Na Ford, o projeto da Transit Custom (sim, será esse nome), vai gerar um produto VW com a mesma base, uma van com capacidade para 1 tonelada de carga.

A Volkswagen não revelou o nome desse produto, mas pela data de lançamento, 2023, podemos imaginar que seja a próxima geração da Transporter, a T7, já que o ciclo de vida recente desse produto, é de sete anos e bate exatamente com a proposta da parceria com a Ford.

© Noticias Automotivas. A notícia Amarok e Ranger terão mesmo chassi a partir de 2022 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.