Chinesa BYD confirma interesse na fábrica da Ford em Taboão

Chinesa BYD confirma interesse na fábrica da Ford em Taboão

 

A montadora chinesa BYD está oficialmente interessada na fábrica da Ford em Taboão, bairro de São Bernardo do Campo, de acordo com o site Auto Data. Adalberto Maluf, diretor de marketing da empresa, afirmou que o fabricante está em negociações para aquisição da antiga fábrica da Willys Overland do Brasil, que foi comprada pela americana em 1967.

Segundo Maluf, foi o governador João Dória Jr que se aproximou da BYD para oferecer a possibilidade de negócio, que foi repassada para a matriz da montadora na China. Aqui, a filial apenas estuda o mercado e busca alguns setores que sejam de interesse do fabricante asiático.

O objetivo da BYD em Taboão não é produzir automóveis, como acontece na China. O interesse é na fabricação de veículos elétricos comerciais, segmento que a empresa vem focando desde que se estabeleceu em Campinas, interior de São Paulo. Maluf afirma que a operação atual atende a demanda da empresa, mas os planos futuros exigem algo maior.

Chinesa BYD confirma interesse na fábrica da Ford em Taboão

Fonte: Auto Data

Então, isso só seria realizado com uma fábrica bem maior, como a fechada recentemente pela Ford no ABC paulista. Por aqui, o foco da BYD é no segmento comercial, no qual acredita ter enorme potencial de crescimento no país e na América Latina. Logística urbana, construção civil, coleta de resíduos e mineração estão na mira da chinesa.

Em Campinas, além de painéis solares, a BYD fabrica chassis de ônibus elétricos para o transporte de passageiros, tendo modelos dos segmentos de micro-ônibus, urbano e articulado, além de rodoviário, algo inédito no mercado. Este último, por exemplo, montado em carroceria de fretamento, tem autonomia de 400 km.

De volta à Taboão, a BYD pode ver seus planos frustrados. O motivo é que, disputando com ela, está outro fabricante chinês, que também vislumbrar a aquisição da histórica fábrica paulista. Desta, ainda não se sabe nada oficialmente, mas a Changan teria boa vantagem, já que é sócia da Ford na China.