Novo Gol SUV: quando chega e qual lugar ocupará o projeto da Volkswagen

Por / Leonardo Felix

Fabricante tirou o modelo da gaveta após o anúncio de investimento de R$ 7 bilhões na América do Sul.

Foi em dezembro de 2019 que descobri, ainda na Quatro Rodas, a existência de um projeto chamado A0 SUV ou VW246, que geraria um SUV de porte menor que o T-Cross. Na época, nem o Nivus havia sido lançado e, enquanto este era chamado de “Polo CUV”, aquele recebia o singelo apelido “Polo SUV”, em menção ao entre-eixos mantido em 2,56 metros.

Na época, ainda não se fazia uma associação desse modelo com o Gol, mas já se sabia que ganharia vida em um processo transitório que marcaria a morte quase simultânea de Up!, Fox e do próprio Gol.

Dois meses mais tarde, em fevereiro de 2020, chegou até mim a primeira informação de que o projeto vinha sendo chamado internamente de “novo Gol”, denotando que existia uma ligação entre ele e o nome carro mais comercializado na história da indústria automobilística nacional.

A Volkswagen, inclusive, preparava um conceito seu para apresentar no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano, que acabou cancelado em meio a uma debandada de várias outras fabricantes. Curiosamente, a marca alemã foi a última a abandonar o barco, justamente por ser a que mais estava interessada na realização da mostra.

Projeto precisou atravessar a pandemia e negociações trabalhistas

Veio a pandemia do novo coronavírus e o projeto foi congelado. Segui apurando de perto o caso e descobri, em setembro de 2020, já na Mobiauto, que sua reativação, bem como a de outros investimentos previstos para a região, dependia de um acordo coletivo com os sindicatos de todas as fábricas no país para flexibilização de jornadas e benefícios.

A negociação foi bem sucedida e, em julho do ano passado, noticiei que o projeto VW246 havia sido tirado da gaveta, já como sucessor de fato do Gol. Em novembro, a VW confirmou um plano de investimentos de R$ 7 bilhões para a América do Sul até 2026, contemplando quatro novos modelos. O primeiro e único confirmado até o momento é o Polo Track, outro carro que tive o privilégio de revelar ao mundo em primeira mão, em setembro de 2020.

Sucessor do Gol sairá do papel bem acompanhado de outras novidades

No entanto, este colunista pode afirmar que o sucessor do Gol está no pacote, assim como uma nova geração da picape Saveiro, projeto de código VW247, e que será derivada diretamente do 246. O quarto carro será a picape compacta-média Tarok, já apresentada em fase conceitual no ano de 2018 (projeto VW317).

Mas voltemos a falar do sucessor do Gol. Ao que tudo indica, os projetos 246 e 247 manterão os nomes Gol e Saveiro, mas não haverá um sedã na família para substituir o Voyage. O 246 será uma espécie de SUV em miniatura, com cerca de 4,10 metros de comprimento. O 247 será uma picape compacta cabine dupla com quatro portas para encarar a nova Fiat Strada.