Passat chega aos 30 milhões de unidades produzidas

Passat chega aos 30 milhões de unidades produzidas

O Passat foi um marco importante para a Volkswagen e agora está comemorando 30 milhões de unidades produzidas. A unidade número 30.000.000 saiu da linha de montagem em Endem, Alemanha, nesta quarta (3), um mês antes de completar 46 anos de existência no mercado mundial.

O veículo que alcançou essa marca é uma perua Passat Variant GTE, que tem propulsão híbrida plug-in com motor EA211 1.4 TSI com um elétrico, totalizando 218 cavalos. Pintada na cor Pyrite Silver, ela não irá para o museu da Volkswagen, mas para a frota de imprensa internacional.

Passat chega aos 30 milhões de unidades produzidas

Focada no futuro, já atendendo ao Euro 6 atualizado, a Passat Variant GTE 30.000.000 não tem como ocultar o passado brilhante desse modelo médio de sucesso. Afinal, ele só perde para o Golf dentro da VW (35 milhões) e é um dos produtos mais vendidos na história do automóvel, passando bem longe do Fusca, que somou 21,5 milhões em sua carreira.

Em 14 de maio de 1973, a Volkswagen dava um passo importante para mudar sua realidade, que era o abandono necessário dos motores boxer traseiros e refrigerados a ar. O Passat surgia como o primeiro carro da marca numa concepção que perdura até hoje, motor e câmbio dianteiros, além de refrigeração líquida.

Passat chega aos 30 milhões de unidades produzidas

Antes deles, existia o K70 – um sedã de concepção parecida e que era da extinta NSU – bem como o 411/412, o maior carro de passeio da VW com mecânica oriunda do Fusca, o chamado Typ 4. Como um fastback, o Passat marcou essa virada da marca, que reforçaria o time com o renomado Golf um ano depois.

Nessa mesma época, parte dos 30 milhões de exemplares começaram a sair daqui do Brasil, onde o Passat chegou em 1974 e só saiu de cena em 1988, retornando mais tarde como importado. Nessa fase nacional, foram feitas 897.829 unidades, inclusive algumas depois do encerramento oficial (1989) e também na planta de Taubaté, ainda nos anos 70.

Passat chega aos 30 milhões de unidades produzidas

A segunda geração foi o Santana e a partir da terceira, chegou importado. Hoje o Passat é encontrado no site da VW custando R$ 164.620 na versão Highline, que tem motor 2.0 TSI de 220 cavalos e 35,7 kgfm, além de câmbio DSG de seis marchas e tração dianteira.

© Noticias Automotivas. A notícia Passat chega aos 30 milhões de unidades produzidas é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.