Polo e Golf com GNV ganham mais autonomia na Europa

Polo e Golf com GNV ganham mais autonomia na Europa

A Volkswagen está ampliando a autonomia de seus modelos equipados com motores TGI, uma variante TSI movida por GNV. A mudança é um esforço para promover a alternativa aos carros diesel antigos, mais poluentes, bem como reduzir a média de emissão de CO2 da montadora alemã.

As alterações atingem os modelos Polo TGI e Golf TGI. O primeiro uso o motor EA211 1.0 TGI e passa a adotar três tanques pressurizados de alta resistência, sendo dois grandes sob o porta-malas e um terceiro junto ao tanque de combustível, embaixo do banco traseiro.

Agora o Polo TGI pode levar 91,5 litros de gás natural veicular, que equivalem a 13,8 kg. Isso permite ao hatch compacto rodar até 368 km usando somente o GNV. O cálculo é com base no ciclo WLTP, que prevê testes em ruas e estradas. O outro modelo é o Golf TGI, mas este não compartilha as mesmas características técnicas do irmão menor.

Polo e Golf com GNV ganham mais autonomia na Europa

Seu propulsor é o EA211 1.5 TGI, que utiliza ciclo Miller e taxa de compressão de 12,5:1. Além disso, dispõe também de turbocompressor com turbina de geometria variável, algo visto normalmente em motores diesel. Isso garante mais potência em baixas rotações, resolvendo uma deficiência dos motores abastecidos com GNV.

Assim, o 1.5 TGI do Golf entrega 130 cavalos e 20,4 kgfm, números equivalentes aos do 1.5 TSI vendido na Europa e movido por gasolina. O câmbio é DSG de sete marchas e isso garante uma boa economia, com autonomia de 422 km, devido aos 115 litros ou 17,3 kg de gás comprimido em novos tanques pressurizados.

De acordo com a Volkswagen, o Golf TGI tem emissão de CO2 entre 95 e 98 g/km. A dupla ainda consegue reduzir a emissão de CO2 em 25% numa comparação com seus equivalente a gasolina, bem como níveis de monóxido de carbono e óxido nitroso mais baixos. A economia chega a 40% em relação à gasolina e 20% em comparação com o diesel.

 

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