Próximos Audi A4 e A6 serão os últimos com motores térmicos

Por / Noticias Automotivas

Comece a ver 2023 como o último ano de lançamento de novas gerações de carros com motores a gasolina e diesel. Depois disso, o que virá a seguir usará 100% energia. O relógio para os fabricantes de veículos europeus começa a contar.

Em algumas marcas, como a Audi, o lançamento das últimas gerações de carros a gasolina e diesel já têm data: 2023. De acordo com um relatório vazado da marca de luxo alemã, os Audi A4 e A6 terão suas próximas gerações naquele ano.

Dali em diante, os sucessores já serão 100% elétricos. Com ciclo de vida de sete anos, esse trio com propulsores a gasolina e diesel, indo do 1.5 TFSI até o V8 4.0 TFSI biturbo, sem contar os TDI, serão os últimos com esses engenhos.

Próximos Audi A4 e A6 serão os últimos com motores térmicos

A Audi pode se tornar uma marca 100% elétrica em 2030, o que corresponde exatamente ao determinado por países como o Reino Unido, onde apenas os elétricos deverão seguir adiante.

Há 10 anos, tal afirmação seria motivo de chacota, mas atualmente, a lição mostrada pela Tesla é a de que carros elétricos vendem e podem alcançar volumes tão grandes quanto dos carros comuns.

Depois de 110 anos usando motores dos ciclos criados por Otto e Diesel, a Audi terá um novo caminho pela frente, onde o ronco do motor será trocado pelo zunido do propulsor elétrico.

O relatório atribui a afirmação de última geração térmica de A4 e A6 à Markus Duesmann, CEO da Audi, que teria dito que esses modelos terão propulsores térmicos comuns ou híbridos.

Próximos Audi A4 e A6 serão os últimos com motores térmicos

Já o Audi A8 atual parece ser o último de sua linhagem, iniciada com o Audi V8 em 1988. Este ano ele terá uma atualização final e como surgiu em 2018, a atual geração deve morrer em 2025, substituída por um modelo do projeto Artemis.

Aliás, esse projeto deve suceder também os próximos A4 e A6, numa arquitetura muito mais avançada que a MEB ou a PPE da Audi-Porsche.