Segredo: novo Volkswagen Golf é flagrado na Europa

A oitava geração do Volkswagen Golf estreará no mercado europeu somente no segundo semestre deste ano, mas um protótipo do hatch foi flagrado durante testes de rodagem pelo usuário do instagram @johannes.vag no drive-thru de uma rede de lanchonetes em um local não identificado na Europa.


Praticamente sem disfarces, o carro fotografado revela que o novo Golf terá linhas um pouco mais arrojadas. A dianteira conta com faróis afilados e mais angulosos, enquanto a traseira segue um desenho bastante parecido com o do modelo atual. O estilo do hatch ficou a cargo de Michael Mauer, responsável pelo design dos últimos modelos da Porsche.

A principal mudança na nova geração do Golf é a adoção de uma versão aprimorada da plataforma modular MQB, batizada de MQB Evo. Cerca de 45 quilos mais leve que a estrutura atual, a nova base permitiu aumentar a distância entre-eixos e, consequentemente, tornar a cabine mais espaçosa. Além disso, a nova plataforma permite o uso de tecnologias semiautônomas e de segurança mais recentes.

Na Europa, o Golf manterá os motores atuais, porém, com melhorias voltadas à redução do consumo de combustível e emissões. A Volks pretende apostar no recém-lançado 1.5 TSI dotado de injeção direta de gasolina, turbocompressor e desativação de metade dos quatro cilindros. O 1.0 TSI de três cilindros também deverá ser mantido por um bom tempo. Rumores da imprensa estrangeira apontam que a versão esportiva GTI manterá a motorização 2.0 TSI com potência na casa dos 300 cv (atualmente são 230 cv).

Para atingir melhores índices de eficiência, o Golf contará com um sistema elétrico de 48 Volts, que utiliza um alternador como gerador, motor de arranque e fonte de potência auxiliar ao motor a combustão em acelerações e retomadas.

Os detalhes técnicos do novo Golf ainda são escassos, uma vez que a Volkswagen divulgará mais informações na apresentação oficial em setembro, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha.

Já as variantes de duas portas e perua serão descontinuadas na nova geração. A Volkswagen enxugará a gama para tentar conquistar clientes de hatches de marcas premium apostando no pacote tecnológico com preços mais competitivos.

Vem para o Brasil?
A chegada da nova geração do Golf ao Brasil ainda é incerta. Com o segmento de hatches médios perdendo cada vez mais espaço para os SUVs compactos no país, é possível que o Golf deixe de ser produzido em São José dos Pinhais (PR) para a chegada do novo modelo importado da Alemanha nas versões GTI e GTE (híbrida) em volume reduzido apenas para atender clientes cativos e continuar sendo uma espécie de vitrine tecnológica da marca em nosso mercado.

Fotos: @johannes.vag

O post Segredo: novo Volkswagen Golf é flagrado na Europa apareceu primeiro em Carsale.