Volkswagen ID.3 estreia para ser o Golf dos carros elétricos

A Volkswagen apresentou em Frankfurt (Alemanha) o ID.3, o primeiro carro de sua linha de veículos totalmente elétricos. Com a promessa de ser acessível, o modelo estreará no mercado europeu custando abaixo de 30 mil euros (cerca de R$ 132 mil em conversão simples na cotação atual) na versão de entrada. Por ora, não há previsão de lançamento no Brasil.

Com proposta urbana, o ID.3 aposta nas dimensões externas compactas, no “espaço interno de veículo do segmento médio e na autonomia significativa” para conquistar clientes. A Volks diz também que o modelo possui boa dirigibilidade, proporcionada pela plataforma modular MEB, exclusiva para carros elétricos. Instaladas na parte inferior da carroceria, as baterias conferem um centro de gravidade ais baixo, favorecendo a dinâmica do veículo.

Dados de fábrica informam que o ID.3 tem porte semelhante ao de um Golf, por exemplo: 4,26 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,55 m de altura e bons 2,76 m de distância entre-eixos.

O ID.3 será vendido com três opções de baterias: 45 kWh e 330 quilômetros de autonomia; 58 kWh e 420 km; 77 kWh e até 550 km (norma WLTP).
















De acordo com a fabricante, é possível recarregar as baterias em 30 minutos para uma autonomia de aproximadamente 290 km, considerando uma tomada de 100 kW.

Em maio, a Volkswagen abriu reservas antecipadas na Europa para a edição limitada de lançamento, chamada ID.3 1ST (carro branco nas fotos). Os interessados pelo carro tiveram de pagar um sinal de mil euros (cerca de R$ 4.400), que permite configurar o modelo no site da marca a partir do primeiro trimestre do ano que vem. O preço total deve ficar abaixo de 40 mil euros (R$ 176 mil).

Nessa configuração, o ID.3 é equipado com a bateria de 58 kWh, que alimenta um motor elétrico instalado na traseira. O propulsor gera o equivalente a 204 cv e 31,6 kgfm. A velocidade máxima é de 160 km/h.

Entre os itens de série há sistema de navegação, rádio, bancos e volante com aquecimento, rodas de liga leve de 18 polegadas, cabo de recarregamento Mode 2, entre outros. Já o ID.3 1ST Plus acrescenta câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo e chave presencial.

O pacote Style adiciona vidros escurecidos, faróis e lanternas de LED e rodas aro 19”. A topo de linha ID.3 1ST Max conta ainda com head-up display, que projeta as informações do painel de instrumentos no para-brisa, assistente de permanência em faixa, carregador de celular sem fio, sistema de som Beats, teto panorâmico, bancos mais envolventes, porta-malas com assoalho nivelado e rodas de 20”.

Fotos: Divulgação

O post Volkswagen ID.3 estreia para ser o Golf dos carros elétricos apareceu primeiro em Carsale.