Volkswagen: Morre Ferdinand Piëch, chefão que salvou a montadora

Volkswagen: Morre Ferdinand Piëch, chefão que salvou a montadora

Ferdinand Piëch, ex-presidente mundial da Volkswagen, morreu neste domingo (25), de acordo com o jornal alemão Bild. A VW ainda não se pronunciou sobre a informação, mas outros sites germânicos também confirmam a notícia.

Aos 82 anos, Piëch teria falecido na Baviera, em Rosenheim. Ex-presidente da Volkswagen, o engenheiro alemão é tido como o mentor da estratégia global que levou o fabricante da Baixa Saxônia à liderança mundial com a ampliação do grupo.

Neto de Ferdinand Porsche, através de sua mãe, Piëch trabalhou em diversas áreas dentro da Volkswagen e Porsche. Nos anos 60, ele alterou a posição dos pilotos nos carros de competição para levar vantagem em circuitos de sentido horário.

Também influenciou o desenvolvimento do Porsche 917 com seu motor V8, fazendo a Ferrari ter que vender seus ativos à Fiat para seguir o mesmo caminho.

Volkswagen: Morre Ferdinand Piëch, chefão que salvou a montadora

Conhecido por seu envolvimento pessoal no desenvolvimento de produtos, sabe-se que chegou a esconder o projeto do Audi 100 dos principais engenheiros, a fim de evitar uma deserção antes do lançamento.

Piëch também interferiu no desenvolvimento de carros como Porsche 911, Audi Quattro e Bugatti Veyron, assim como no projeto de plataformas com componentes modulares, que originaram as bases MLB e MQB, nessa ordem.

Ele chegou mesmo a exigir parâmetros definidos para o VW Phaeton, como alcançar 300 km/h a 50ºC e manter uma temperatura interna de 22ºC, por exemplo. Também esteve envolvido diretamente da demissão de altos executivos durante sua gestão.

Em 1993, Piëch ganhou a cadeira de presidente da Volkswagen (marca) e implementou uma série de mudanças na estrutura da montadora para salva-la da falência certa. Seu sucesso fez com que alcançasse o posto de CEO do grupo alemão em 2002.

Para tornar a empresa uma líder global, Ferdinand Piëch iniciou uma série de aquisições de marcas de diversos tamanhos, como as fabricantes de caminhões Scania e MAN, assim também com Lamborghini, Bugatti e até a marca de motocicletas Ducati. Hoje, o grupo VW tem 12 marcas no total e mais de 100 fábricas, respondendo por 10,6 milhões em 2018.

[Fonte: Bild]

© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen: Morre Ferdinand Piëch, chefão que salvou a montadora é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.