Os custos com redução de emissão de poluentes na Europa estão cada vez altos, mas para os carros subcompactos, o peso é ainda maior. Como estes carros pequenos têm margens menores, dificilmente acabam gerando lucro para os fabricantes europeus. A concorrência com modelos maiores também é outro ponto torna a vida dos urbanos complicada.
A Volkswagen já emitir um “alerta” sobre essa categoria, na qual possui três modelos. Para a empresa, os custos crescentes não compensam mais para manter carros comuns de pequeno porte no mercado europeu. Por conta disso, a montadora decidiu que o modelo up! perderá seu motor 1.0 EA211.
O subcompacto de acesso da VW – e por consequência também os irmãos Seat Mii e Skoda Citigo – deverá ter somente propulsão elétrica. Jurgen Stackman, disse: “Carros como o Up! são muito pequenos para transportar alta tecnologia, e um motor de combustão normal simplesmente não pode atingir os níveis de CO2 necessários. Então você tem que vender um carro elétrico para compensar o problema de um Up! gasolina onde a margem já é muito pequena”.
Ou seja, a saída é agregar valor ao produto e coloca-lo num segmento que recebe incentivos fiscais em muitos mercados. Assim, a Volkswagen confirmou o lançamento de uma nova versão do e-Up, que é a atual opção elétrica do modelo europeu. Sem dar detalhes, a marca promete o lançamento ainda para 2019.
Com presença ainda por ser confirmada em Frankfurt, o novo e-Up é cogitado para ter autonomia ampliada, segundo rumores. Fala-se que terá algo em torno de 300 km no ciclo WLTP, enquanto o atual elétrico não passa de 160 km no NEDC, que tem alcance menor na realidade.
Então, a capacidade das baterias de subir dos atuais 18,7 kWh para pelo menos 35 kWh. Isso trará enorme vantagem para o e-Up, visto que alguns concorrentes nem passam dos 200 km no ciclo NEDC. Aqui, o modelo segue normalmente com motores MPI e TSI mas, de acordo com o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté (onde é feito), a produção encerrá em 2021.
[Fonte: Foro Coches Eléctricos]
© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen up! deverá seguir apenas como carro elétrico na Europa é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.