Locadoras compraram mais de 120 mil veículos neste ano

Segundo a Abla, empresas de locação foram responsáveis por 20,4% dos emplacamentos no País neste ano.

A Abla – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – divulgou comunicado na quarta-feira, 26, no qual afirma que as empresas do setor contabilizam 122.561 automóveis licenciados no País neste ano. As informações são do Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados – e o número corresponde a 20,4% do total de emplacamentos registrados – entre carros de passeio e comerciais leves – em todo o território nacional nos quatro primeiros meses do ano, segundo dados da Anfavea. Dessa forma, as locadoras seguem com a média registrada em 2020, quando emplacaram um de cada cinco veículos vendido no Brasil (20,6%).

“Unidades encomendadas entre outubro e novembro de 2020 chegaram às locadoras apenas agora no primeiro quadrimestre. E a média de espera pela entrega dos veículos novos permanece em, pelo menos, 120 dias”, declarou Paulo Miguel Jr., presidente do conselho nacional da Abla.

As empresas de locação chegaram ao fim de abril com uma frota total praticamente idêntica à do ano passado (1.004 milhão, contra 1.007 milhão em 2020). De acordo com o presidente da Abla, isso é um reflexo da dificuldade para a ampliação da frota das locadoras. “A projeção inicial da ABLA era de que o setor compraria 450 mil automóveis e comerciais leves até o final de 2021”, disse Miguel Jr.

Mas, por conta da velocidade menor da produção e dos obstáculos enfrentados pela indústria automotiva, o presidente da associação adianta que a previsão foi revista para compras de até 400 mil unidades. “Ainda assim, acima do total de 360 mil veículos adquiridos no ano passado”, finalizou Miguel Jr.

Tags: MercadoAblaLocadorasvendaslocaçãoPaulo Miguel Jr..