Honda Civic híbrido de 600 cv vai aos 100 km/h em apenas 2 segundos

Honda Civic híbrido de 600 cv (Foto: divulgação)

 

Um Honda Civic com motorização de 600 cv que chegue aos 100 km/h em apenas dois segundos e que ainda seja econômico pode parecer o sonho (distante) de muito fã da fabricante japonesa. Mas o fato é que esse quase devaneio foi realizado por uma turma de 19 estudantes de pós-graduação da Universidade Clemson, no Estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

 

O eletrificado, batizado de Deep Orange, e que ganhou até reconhecimento pela própria Honda, demorou dois anos para ficar pronto. Para dar vida ao projeto, o Centro Internacional para Pesquisa Automotiva da universidade utilizou como base um Civic convencional.

Honda Civic híbrido de 600 cv (Foto: divulgação)

 

Além de construir um carro que fosse econômico, os novatos engenheiros tinham dois objetivos principais: o veículo tinha que ter excelente desempenho e baixo nível de emissões comparado ao modelo movido a combustão. A julgar pela performance do carro, dá para dizer que os estudantes acertaram na mosca.

A prova de 0 a 100 km/h, por exemplo, foi completada em dois segundos. Mais rápido, inclusive, que o Tesla Model S P100D, que vai aos 100 km/h em apenas 2,3 segundos. É o tempo de você conseguir ler uma linha deste parágrafo.

Para atingir esse feito, o Deep Orange faz uso de um trem de força híbrido composto por um motor 2.0 Supercharged, de quatro cilindros, traseiro de pouco mais de 400 cv e outro elétrico dianteiro que fornece 200 cv.

Honda Civic híbrido de 600 cv (Foto: divulgação)

 

E o esportivo de alto desempenho não fica devendo nem mesmo em termos de tecnologia. A estrutura conta com freios regenerativos que ajudam a manter o nível de bateria durante as
acelerações, e uma suspensão classificada como semi-ativa semelhante às utilizadas por carros de rally. O conjunto se adapta mais facilmente a diversos tipos de terrenos.

Todo modificado, o Civic eletrificado traz ainda tração integral com rodas traseiras que esterçam ligeiramente para que o carro contorne melhor as curvas em altas velocidades, e em curvas bem fechadas. O sistema também captura a energia que seria desperdiçada pelo movimento das rodas, reduzindo ainda mais as emissões.

Segundo os alunos da Clemson, a economia de combustível foi melhorada em 30% graças à motorização híbrida. Nada mal para um carro de 600 cv! Quem sabe não está aí uma boa dica para o futuro do automobilismo.

Honda Civic híbrido de 600 cv (Foto: divulgação)