Último kart pilotado por Senna vai a leilão

A RM Sotheby’s vai leiloar o último kart que o ídolo Ayrton Senna pilotou em vida. O kart foi usado pela última vez em 19 de março de 1994, na fazenda do piloto em Tatuí (SP). Apenas dois meses depois, o piloto morreria tragicamente num acidente durante o GP de San Marino, em Ímola, na Itália.

O kart foi guardado e nunca mais foi usado. Desde então, foi restaurado pela própria fabricante do chassi e do motor. Agora, retornou à condição de novo. O leilão ocorrerá em setembro em Londres, e 10% do montante arrecadado será destinado ao Instituto Ayrton Senna. A instituição mantém programas educacionais aqui no Brasil.

O nome do piloto voltou a ter maior evidência após o lançamento do McLaren Senna, o esportivo mais exótico da marca inglesa. Além disso, o primeiro campeonato de Senna na Fórmula 1 acaba de completar trinta anos e em 2019 sua morte fará 25 anos.

Acervo de Senna

O kart não é o primeiro item de memória de Ayrton a ser leiloado. A famosa casa de leilões Bonhams já vendeu um capacete e a prórpia RM leiloou um macacão de corrida e dois carros de corrida do acervo. A RM não revelou que valores o kart pode alcançar no leilão.