Saab retoma produção na Suécia


Marca agora pertencente à Spyker quer vender carros no Brasil

Thiago Vinholes

Festa em Trollhattan, na Suécia. Nesta semana a Saab retomou suas atividades na cidade na qual atua desde o início dos anos 1950 em ritmo de “nova era”, frase estampada na linha de montagem da empresa. Após ser vendida à Spyker pela GM, a fabricante também almeja novos mercados. Segundo Victor Muller, presidente da marca holandesa e agora também à frente da empresa sueca, em comunicado, a marca pode vir ao Brasil na intenção de aumentar suas pesquisas no campo de veículos bicombustíveis.

O primeiro carro a deixar a linha de montagem da Saab nesta nova fase foi um sedã 9-5. Foi o primeiro veículo fabricado após a paralisação total de sete semanas, tempo em que a GM negociava a fabricante, que se não fosse adquirida teria suas portas fechadas. Ainda assim, a maioria dos automóveis da marca sueca utilizam componentes globais do grupo norte-americano, o que significa que o vínculo entre as empresas ainda será mantido, ao menos no fornecimento de itens para a gama atual.

Além do plano de expansão em diferentes mercados, Muller já confirmou para o próximo ano o lançamento de cinco novos modelos, entre eles a versão SportWagon do 9-5 e um novo conversível. “Nossa habilidade em construir diferentes modelos em um único local, além de nossa mão de obra dedicada, nos dará um valioso ganho em eficiência”, afirmou o novo diretor da Saab.

Fonte: Terra Carro Online