Volkswagen deve assumir frota da maior locadora chinesa com novo elétrico

Volkswagen-BUDD-e-Concept-1024x679 Volkswagen deve assumir frota da maior locadora chinesa com novo elétrico

Não é só a General Motors que está vislumbrando um cenário bem diferente para os fabricantes de veículos a partir da próxima década. A Volkswagen também está de olho na mudança de negócio envolvendo a propriedade do automóvel que, na visão das empresas, mudará para a comercialização de serviços de mobilidade.

Não se trata simplesmente de criar serviços de car sharing ou permitir que os donos compartilhem seus carros com outras pessoas. A realidade é que GM, VW e outras pensam que a atividade fim de produzir e vender carros será alterada para produzir e alugar os automóveis. Parece estranho achar que isso vai render mais do que a venda de veículos, mas nas contas dos fabricantes, cada carro produzido renderá mais em lucros com aluguel do que sua venda propriamente dita.

Mas nesse ambiente, além de parcerias com locadoras ou a criação de serviços próprios, os fabricantes precisam de três coisas: carro elétrico, condução autônoma e uma plataforma digital de aluguel. Com esses pilares, o futuro parece ser aquele onde a propriedade privada será substituída pela compartilhada, com a aquisição de serviços ao invés do produto em si, como é o caso do automóvel atualmente.

Volkswagen-BUDD-e-Concept-1024x679 Volkswagen deve assumir frota da maior locadora chinesa com novo elétrico

Na China, onde a eletricidade e a automação estão avançando à galope, rumores indicam que a Volkswagen já se prepara para dar uma cartada enorme no mercado de compartilhamento. De acordo com a Reuters, a VW estaria perto de fechar um acordo com a Didi Chuxing, a maior locadora de veículos, motoristas e táxis do país, que tem uma frota de 100 mil carros, sendo a maioria de modelos da própria marca alemã. A ideia é que a montadora tome conta da frota da Didi, mas com algo a mais.

Segundo uma fonte ligada ao processo, a Volkswagen forneceria um modelo de carro elétrico próprio para o serviço. Como se sabe, a marca alemã revelou há algum tempo que o conceito Budd-e poderia retornar como um modelo exclusivo para compartilhamento, aproveitando a plataforma modular elétrica MEB.

Mas, com o último conceito ID, o Vizzion, apresentado já como um carro que seria compartilhável nesse sentido, parece que outros podem acabar no mesmo serviço. A GM foi a primeira a apresentar a ideia com base em um carro já existente, no caso do Bolt sem direção e pedais. Apesar de ainda não existir como produto, o sedã estiloso da VW entra na lista de lançamentos da nova família de carros elétricos da marca, cujo primeiro chega em 2019.

[Fonte: Reuters]

© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen deve assumir frota da maior locadora chinesa com novo elétrico é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.