VWCO assume liderança no trimestre

As vendas de caminhões no atacado da Volkswagen Caminhões e Ônibus superaram pelo terceiro mês consecutivo as vendas da Mercedes-Benz, de acordo com a classificação da Anfavea que considera veículos acima de 3,5 toneladas.

A VWCO assegurou a liderança do ranking de vendas acumuladas por uma diferença de 367 caminhões com relação à segunda colocada, a Mercedes-Benz. No trimestre a montadora de Resende, RJ, somou 9 mil 195 caminhões, volume 45,1% superior ao registrado em igual período do ano passado. O volume concedeu participação de 31,6% do mercado.

De janeiro a março a Mercedes-Benz vendeu no atacado 8 mil 828 unidades, avanço de 37% na comparação com os mesmos meses de 2007 e permite participar com 30,3% do mercado. Apesar do segundo lugar a montadora comemora os 839 caminhões pesados vendidos em março, um recorde para a companhia. Em comunicado a empresa atribui o resultado ao sucesso dos modelos da família Axor. No trimestre as vendas de pesados da Mercedes-Benz somaram 2,4 mil unidades, volume 60% superior ao do mesmo trimestre do ano passado, o que assegura a liderança no segmento.

Em terceiro lugar aparece a Ford com 5 mil unidades vendidas no primeiro trimestre, alta de 24,5% com relação ao mesmo período de 2007 e participação de 17,2%. Com 2 mil 355 caminhões vendidos de janeiro a março, a Volvo ficou com a quarta posição no ranking, registrando alta de 40,3% no período e ainda 8% do total do mercado.

A Iveco vendeu 1 mil 823 caminhões nos três primeiros meses. O volume registra alta de 131,3% sobre o mesmo trimestre de 2007e rende à montadora o quinto lugar na lista do ranking. A expansão ampliou a sua participação de mercado para 6,2%.

As 1 mil 672 unidades comercializadas pela Scania de janeiro a março representa crescimento de 29,6% sobre idêntico período do ano passado. A fabricante, no entanto, perdeu o quinto lugar para a Iveco. A quantidade de caminhões vendidos proporciona à empresa 5,7% das vendas totais.

Com apenas 0,6% do mercado, a Agrale vendeu 174 caminhões de janeiro a março, salto de 81,3% se confrontado ao primeiro trimestre de 2007. A fábrica de Caxias do Sul, RS, fica com a sétima colocação do ranking.

Fonte: Boletim Autodata