Aplicada inicialmente a protótipos do Passat, a tecnologia, em desenvolvimento e ainda sem data certa para chegar ao mercado, dará ao motorista a possibilidade de estacionar o carro, com precisão, em vagas estreitas e perpendiculares, já que muitas delas exigem que o motorista faça um “malabarismo” para sair do veículo sem riscar a porta do carro. O sistema é uma evolução ao “Park Assist”, tecnologia já existente em modelos como o Tiguan e o próprio Passat, mas que ainda requer comandos de aceleração e frenagem. ]
Como funciona
Duas câmeras localizadas nos espelhos retrovisores externos do carro serão responsáveis por “medir” as dimensões da vaga. A partir daí, estes sinais de vídeo são transmitidos para um computador, que os analisa e envia os comandos para o sistema de direção. Assim que o motorista inicia a manobra “virtual”, o sistema direciona o carro para a vaga seguindo o curso já previsto pelo computador. Duas câmeras adicionais na dianteira e traseira do carro e alguns sensores de ultra-som ficam responsáveis em parar o veículo, quando necessário. O motorista também pode interromper a manobra em qualquer momento por meio do controle remoto.
Fonte: Carsale