GM tem estudos prontos para instalar quarta fábrica no País

Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC

A GM já realizou estudos de viabilidade para instalar a quarta fábrica no País, se a demanda por veículos mantiver o atual ritmo de alta, mas não tem data para essa expansão.

A informação é do diretor de Assuntos Institucionais da montadora, Luiz Moan. Sem dar detalhes, o executivo comenta que a GM já identificou os melhores lugares para abrigar uma nova planta, considerando aspectos como logística e disponibilidade de mão-de-obra, entre outros.

Moan afirma que, se a montadora se decidir pela construção de mais uma unidade, as atuais fábricas não sofrerão mudanças, como redução de postos de trabalho.

A possibilidade de a GM construir mais uma planta começou a ser aventada em maio, quando a empresa anunciou a intenção de abrir um segundo turno na unidade de São José dos Campos (SP), e começou a negociar com o sindicato dos metalúrgicos da cidade condições similares às da unidade de São Caetano para contratar 600 profissionais.

“Não tínhamos opções. Ou investíamos em São José ou partíamos para a construção de uma nova unidade. Como o acordo com o sindicato foi fechado, o projeto volta para a gaveta com a chance de ser retomado se, nos próximos anos, o mercado continuar no ritmo que está”, afirmou.

Serão investidos em São José dos Campos US$ 500 milhões para a produção, até o final de 2010, de um novo carro, cujo porte é de médio para grande.

Fonte: Diário do Grande ABC