Veículos Comerciais: Ford e Scania não acompanham crescimento do mercado

Apesar do momento de expansão que vive o mercado de caminhões nem todas as fabricantes conseguem acompanhar o ritmo: enquanto o mercado doméstico ficou 34,6% maior no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, Ford e Scania tiveram desempenho inferior.

Nos seis primeiros meses a Ford vendeu no atacado 10 mil 242 caminhões, o que representa avanço de 15,3% ante o mesmo intervalo do ano passado. Com este resultado a montadora conseguiu manter sua participação de mercado na casa dos 16% e também a terceira colocação no ranking.

O mesmo aconteceu com a Scania, que apesar de não ter alcançado índice de avanços como o do mercado manteve a sexta colocação no ranking. No primeiro semestre registrou 3 mil 764 unidades vendidas no atacado, alta de 19,8% com relação ao mesmo período do ano passado e 6% de fatia de mercado.

A liderança de vendas de veículos acima de 3,5 toneladas de PBT ainda é da Mercedes-Benz. Com 19 mil 246 veículos vendidos de janeiro a junho acumula crescimento de 31,9% ante o registrado nos mesmos meses de 2007, apresentando 31,3% das vendas totais do segmento.

Na vice-liderança a Volkswagen Caminhões e Ônibus ampliou sua participação para 29,4% do mercado. As vendas do primeiro semestre ficaram 37,6% acima do registrado no mesmo intervalo do ano passado, totalizando 17 mil 746 unidades.

Mesmo com as dificuldades com a falta de peças importadas para abastecer a linha de produção de Curitiba, PR, a Volvo fechou o semestre com 7,9% das vendas totais e manteve a quarta colocação no ranking. De janeiro a junho acumulou vendas de quase 5 mil unidades, o que rendeu 40% de avanço com relação a idêntico período de 2007.

A Iveco mantém ritmo acelerado de crescimento e já está muito próxima de alcançar os 10% de mercado, o que projeta para 2010. No primeiro semestre vendeu no atacado 4 mil 736 caminhões, volume 131% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado. Nesse ritmo a Iveco manteve a quinta colocação no ranking de vendas e fechou o semestre com 7,4% das vendas totais.

Na sétima colocação a Agrale acumula de janeiro a junho quatrocentos caminhões vendidos. Este volume representa alta de 82% na comparação com o mesmo período do ano passado e garantiu à montadora a fatia de 0,6% do mercado.

Ônibus

A Mercedes-Benz também mantém a liderança de vendas de chassis de ônibus, mas tem assistido à queda de sua participação de mercado, que ficou em 49,7% no primeiro semestre. De janeiro a junho a empresa vendeu no atacado pouco mais de 7,7 mil unidades, o que representa avanço de 9,8% com relação ao mesmo período do ano passado.

A VWCO aparece na segunda posição nesse ranking, com 4 mil 387 chassis, registrando alta de 19,6% ante o mesmo intervalo de 2007. Com este volume a empresa aumentou sua fatia de mercado para 28,3%.

Na terceira colocação do ranking, com 2 mil 628 chassis vendidos, a Agrale registrou avanço de 51,6% no primeiro semestre ante o mesmo intervalo do ano passado. Crescendo acima do mercado a empresa tem ampliado sua participação nas vendas totais e já está mais próxima dos 17%.

Com pouco mais de 3% de participação a Scania vendeu de janeiro a junho 516 unidades e manteve a quarta colocação no ranking. Este volume representa avanço de 6,2% com relação ao primeiro semestre do ano passado.

A Volvo tem mantido as vendas de chassis de ônibus este ano e acumula nos seis primeiros meses 169 unidades vendidas no atacado e a quinta posição no ranking. No ano passado a empresa tinha vendido no mesmo intervalo trinta unidades, o que aponta crescimento de 463,3%, encerrando o semestre com 1% do mercado.

A única montadora que não tem mantido as vendas de chassis de ônibus é a Iveco. De janeiro a junho vendeu cem unidades, dezoito a menos do que no mesmo semestre do ano passado, ou seja, 15,3% de retração no período, mantendo fatia de 0,6% das vendas totais.

Fonte: Boletim Autodata