Hatch é o que menos desvaloriza em três anos

Agência AutoInforme – A maior preocupação do comprador do carro é a perda do valor do patrimônio. A procura por carros que depreciam menos é quase uma obsessão entre os consumidores: muita gente fica anos com um carro que não gosta (ou que não seria o seu ideal), desde que tenha a garantia de que não vai perder muito na hora da troca.

Mas como saber qual o melhor negócio do ponto de vista financeiro, qual a menor depreciação? Qual a categoria de carro ou o modelo que vai preservar mais o seu investimento?

Um estudo feito pela Agência AutoInforme, com base na cotação de preços da Molicar, mostrou que o carro que dá as maiores garantias de retorno do investimento é o hatch pequeno.

A categoria dos hatch é a que menos deprecia com o passar dos anos: na média os hatchs tiveram uma desvalorização de 15,3% de julho de 2005 a julho 2008, enquanto a média de depreciação de todo o mercado foi de 19,9%.

Gol, Celta, Pálio, Siena, Mille e Fox são os melhores carros para comprar do ponto de vista financeiro. Em três anos, todos eles tiveram uma depreciação de menos de 14%.

Na lista dos menos depreciados só figuram carros pequenos (veja tabela): hatchs, sedãs, minivans e picapes derivadas de pequenos.

Outra categoria com depreciação na faixa dos 15% é a das picapes pequenas: – 15,8% Os hatchs médios, os sedãs médios e as minivan tiveram depreciação acima da média entre 24,1% e 26,5%. E a categoria mais depreciada foi a das peruas médias. Após rodar por três anos, o proprietário desses carros vão ter o bem depreciado em 28,6%.

Quanto cada categoria perde após três anos

Depreciação por segmento

Hatch pequeno – 15,3
Sedã pequeno – 15,7
Picape pequena – 15,8
Perua Pequena – 17,6
Minivan pequena – 17,9
Hatch médio – 24,1
Sedã médio – 25,4
Minivan média – 26,5
Perua média – 28,6

Fonte: AutoInforme

Fonte: Agencia AutoInforme