
Na primeira reunião da recém-criada Confederação, uma Comissão incumbiu-se de redigir a minuta final e o protocolo de adesão para aprovação do estatuto e filosofia da entidade. Naquela época, o País sofria com a Crise do Petróleo, e o setor da distribuição de veículos amargava prejuízos na tentativa de reagir ao acirramento da concorrência que se traduzia em descompasso de demanda, onde a oferta era maior do que a procura. A situação era agravada pela própria Volkswagen que detinha 65% de participação de mercado, mas não dispunha de produtos à altura dos lançamentos anunciados pelas fábricas concorrentes que começavam a se instalar no Brasil, obrigando os concessionários a garantir vendas à base de sensível perda da margem de lucro. Foi então, em 20 de dezembro de 1972, numa Segunda reunião, que 113 dos 800 concessionários existentes no País compareceram à sede da Federação do Comércio de São Paulo para adesão à entidade. Dos presentes, 107 empresários aderiram à nova associação. Substituindo a Cobrave, estava criada, naquela tarde, a Assobrav-Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen, com a eleição do primeiro Conselho Administrativo e a primeira presidência.
Com os resultados iniciais e a determinação de mudar as regras do jogo no mercado, os Concessionários Volkswagen decidiram pela organização nacional da entidade. Um primeiro encontro, em São João da Boa Vista SP, marcou o início das visitas regionais que tinham como meta a formação de uma Confederação de UNI´s União de Concessionários. A idéia foi prontamente aprovada pelos empresários da época que decidiram encampar a iniciativa convocando a rede de São Paulo. Foi a concessionária Sabrico, em São Paulo, que abrigou o início da Cobrave após inúmeras reuniões realizadas nos últimos dias de 1972.

As atividades da Assobrav foram iniciadas em 1973, numa sala alugada no centro de São Paulo, de onde eram enviados telegramas, telefonemas e cartas/comunicados aos associados, assim como as primeiras negociações junto à montadora.
Para balizar suas metas, a entidade constituiu a Diretoria Executiva e realizou a primeira Pesquisa de Opinião entre a rede, a fim de obter informações sobre o mercado regional, produtos, concorrência e sobre a própria Volkswagen. Com os resultados obtidos, as adesões da rede foram crescendo, passando a 203 associados em 1973, até atingir 712 em 1977. Com objetivos maiores e mais ousados, a associação necessitava de mais espaço e profissionalização. Já instalada em um sobrado na Avenida Indianópolis, 667, a diretoria da Assobrav, em 17 de novembro de 1978, após a 1ª Convenção Nacional da Assobrav-Cenassobrav, realizada no Hotel Hilton em São Paulo, decidiu pela compra de um terreno para a construção de sua sede própria, inaugurada em 1982 e localizada no atual endereço, à avenida José Maria Whitaker, 603 – São Paulo/SP. Com o objetivo inicial de resgatar a ética entre os concessionários, prepará-los profissionalmente para a realidade de mercado em constante mudança e, fundamentalmente, para estabelecer o canal de comunicação junto à Volkswagen, a Assobrav pautou sua trajetória sobre um terreno de propostas de vanguarda em prol de sua rede.


















































