PSA: eVMP é nova plataforma elétrica com até 650 km de alcance

PSA: eVMP é nova plataforma elétrica com até 650 km de alcance

Noticias Automotivas

A PSA (Stellantis) continua sua evolução tecnológica referente ao segmento de carros elétricos. A empresa francesa apresentou a nova plataforma modular elétrica eVMP, que servirá aos produtos dos segmentos C e D.

Isso significa que as próximas gerações dos médios e grandes das marcas Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, fora aquelas que ainda estão sob a Fiat Chrysler, terão essa nova plataforma.

De acordo com a PSA, a eVMP terá baterias de lítio de 60 a 100 kWh, permitindo assim autonomia que varia de 400 a 650 km no ciclo WLTP.

Outro ponto importante é que a eVMP permitirá a tração AWD, ampliando assim as vantagens de seus produtos, assim como a performance de modo geral.

Nicolas Morel, da Research. e Diretor de Desenvolvimento do Groupe PSA, diz: “Com esta plataforma eVMP, o Groupe PSA demonstra mais uma vez sua capacidade de inovar, desenvolvendo as tecnologias avançadas e acessíveis de seus clientes, graças à frugalidade que permitiu uma redução significativa em P&D e investimentos industriais. Essa plataforma global possibilitar a oferta de uma gama de veículos que respeitem perfeitamente o meio ambiente, atendendo às novas expectativas de nossos clientes e garantindo prazer e segurança ao dirigir a bordo, valores que hoje são a base da reputação do Grupo “.

Desenvolvida para servir de sedãs a SUVs, a eVMP começará a ser produzida a partir de 2023. Contudo, embora a PSA foque na eletrificação, a empresa considera ainda oferece-la em variantes híbridas em certos mercados, o que significaria o emprego do motor Puretech 1.2 ou 1.6, abastecidos com gasolina.

O lado bom é que modelos como Opel Insignia, Peugeot 508, DS 9 e Citroën C5 Aircross, por exemplo, terão uma arquitetura mais eficiente em suas variantes elétrica se, a partir de 2023, alguns deles ainda sustentarem alguma opção a gasolina ou diesel… A PSA não disse, mas o futuro da EMP2 pode estar ameaçado com essa nova base.