1,5 mil novos carros por dia

Tiago Queiroz/AE
A frota de veículos da cidade de São Paulo saltou para 6,1 milhões até o fim do mês de abril.

O último mês de março bateu um recorde: foi o período de 30 dias em que mais veículos entraram na frota paulistana, em todos os anos. E o aumento exagerado da frota, para especialistas, já coloca em risco o controle da poluição do ar. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 48.751 carros, motos, caminhões e ônibus foram emplacados na capital paulista em março – média de 1.572 novos veículos por dia.
Apesar de os veículos com menos de 20 anos, que emitem bem menos poluentes, representarem a grande maioria (79,4%) da frota total paulistana, eles já são tantos que os danos que causam ao ambiente acabam multiplicados a ponto de começar a ameaçar as conquistas tecnológicas da indústria automobilística, obrigada por lei a reduzir as emissões de gases dos motores.

“Não há nenhum carro que aspire poluição. E em marcha lenta, em meio aos congestionamentos, os veículos emitem mais gases”, explica o patologista Paulo Saldiva, pesquisador do Laboratório de Poluição da USP e do Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de Harvard (EUA).

Em fevereiro, já tinham ido às ruas de São Paulo 29.902 veículos. Entre fevereiro e março, o emplacamento dos zero km cresceu 62,4%. Em abril, o ritmo de crescimento da frota foi um pouco menor: 35.935 veículos começaram a circular na capital paulista.

Mesmo assim, com a adição dos quatro primeiros meses deste ano, a frota da cidade de São Paulo saltou para pelo menos 6.103.642 veículos até o fim de abril. Como o período de janeiro a abril soma 121 dias, a média diária de emplacamento, nos quatro primeiros meses do ano, foi de 945 veículos.

Fonte: Diário do Comércio