5 SUVs não esportivos que sobram em desempenho sem beber demais

Fonte / Carsale

Os SUVs costumam apresentar desempenho inferior e consumo de combustível maior por serem mais pesados que hatches e sedãs de motorização semelhante. Mas esse cenário vem mudando nos últimos anos com a adoção dos eficientes motores turbo.

Prova disso são os cinco SUVs da lista abaixo, longe de serem esportivos, mas capazes de atingir os 100 km/h abaixo dos 10 segundos sem levarem o dono à falência na hora de abastecer.

Os dados utilizados foram aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, parceiro de testes do Carsale há quase duas décadas, abastecendo os carros somente com gasolina. Confira:

5 – Volkswagen T-Cross Highline – 9,86 segundos

Motor: 1.4 turbo flex de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque
Câmbio: automático de seis marchas
Consumo cidade: 11,9 km/l
Consumo estrada: 17,5 km/l

A versão topo de linha do Volkswagen T-Cross é equipada com o motor 1.4 TSI que dá conta de empurrar modelos maiores, como Jetta e Tiguan. Por isso, o SUV derivado do Polo apresenta desempenho superior ao dos concorrentes aspirados com consumo bastante satisfatório.

4 – Chevrolet Tracker Premier – 9,62 segundos

Motor: 1.4 turbo flex de 154 cv de potência e 24,5 kgfm de torque
Câmbio: automático de seis marchas
Consumo cidade: 11,2 km/l
Consumo estrada: 16,1 km/l

Prestes a estrear uma nova geração, o Tracker foi bem nos testes instrumentados do Instituto Mauá de Tecnologia após ganhar a motorização do hatch/sedã médio Cruze. A exemplo do T-Cross Highline, o SUV da Chevrolet também cumpriu a prova de aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos 10 segundos sem comprometer o consumo.

3 – Suzuki Vitara 4Sport – 8,60 segundos

Motor: 1.4 turbo a gasolina de 143 cv de potência e 23,5 kgfm de torque
Câmbio: automático de seis marchas
Consumo cidade: 12,1 km/l
Consumo estrada: 18 km/l

Pouco visto nas ruas, o Vitara agrada bastante em diversos aspectos. A sua dirigibilidade lembra a de um hatch e o motor 1.4 turbo parece sobrar em desempenho devido o peso menor que o dos SUVs de sua categoria. O baixo consumo de gasolina é outra característica que merece destaque.

2 – Honda HR-V Touring – 8,09 segundos

Motor: 1.5 turbo a gasolina de 173 cv de potência e 22,4 kgfm de torque
Câmbio: automático CVT com simulação de sete marchas
Consumo cidade: 10,6 km/l
Consumo estrada: 17,7 km/l

A versão turbinada do HR-V chegou a acelerar um pouco mais rápido que o Civic equipado com o mesmo motor (8,3 segundos). Mais agradável de guiar que as versões aspiradas, o SUV tem consumo moderado de combustível apesar do desempenho superior.

1 – Chevrolet Equinox Premier AWD – 7,43 segundos

Motor: 2.0 turbo a gasolina de 262 cv de potência e 37 kgfm de torque
Câmbio: automático de nove marchas
Consumo cidade: 6,8 km/l
Consumo estrada: 12,8 km/l

O Equinox equipado com o motor usado nas versões de entrada do Camaro sobra em desempenho, considerando o seu porte e centro de gravidade elevado. A nova motorização 1.5 turbo de 172 cv é mais condizente para a sua proposta de carro familiar.