A próxima minivan nacional

Citroën revela C3 Picasso, que será fabricada no Brasil em 2010

Thiago Vinholes

O segmento de monovolumes compactos ganhou mais um representante. Para competir com modelos como o Nissan Note, Renault Grand Modus e o Opel Meriva, a Citroën “ampliou” o hatch C3, que recebeu o nome adicional “Picasso”, tal como a minivan do C4. O carro começará a ser fabricado na linha de produção da PSA na Eslováquia no final deste ano, com vendas a partir dos primeiros meses de 2009 na Europa, onde custará € 13.000. Aqui, ele está nos projetos da PSA para 2010.

Medindo 4,08 metros de comprimento e 1,66 de altura, o C3 Picasso, segundo o fabricante, tem como público alvo jovens casais com até dois filhos. Seu interior é completamente diferente do C3 convencional, e a característica mais marcante é a alavanca do câmbio integrada ao painel, seguindo o mesmo estilo do C4 Picasso. Outro destaque é o teto panorâmico de vidro, que proporciona uma luminosidade interior sem igual no segmento.

As opções de motorização serão as mesmas usadas por outros modelos do Grupo PSA e, em alguns casos, nos carros da Mini. A versão de entrada será equipada com o bloco à gasolina 1.4 Vti de 95 cv, enquanto o modelo intermediário vira com o motor 1.6 de 120 cv. Há também duas versões movidas a diesel, ambas 1.6 litro (de 92 cv e 110 cv) e com filtro antiparticulas que reduz o nível de emissões de CO2.

Fonte: Auto Esporte